Desenvolvimento de concreto enriquecido com fibras de aço

Autores

  • Italo Alexandre das Gracas Gomes Engenheiro Civil, Autônomo, João Monlevade - MG, Brasil.
  • Robson Pereira de Lima Departamento de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Arte, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil.
  • Maike da Silva Graduando em Engenharia Ambiental, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i2.2421

Palavras-chave:

Concreto, fibras de aço, pneus descartados.

Resumo

AEngenhariaCivilestáemconstantedesenvolvimentodemateriaisquepossamresistir aos esforços superiores aos que costumam estar expostos para resistir às necessidades dasestruturasquepodemtersuasdimensõesreduzidas.Autilizaçãodefibrasmetálicas no concreto tem se tornado uma solução para muitas exigências em projetos estruturais e viários devido ao seu potencial de resistência e inovação. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um concreto enriquecido com tais fibras que implicasse na redução de um grande problema ambiental que é o descarte inadequado de pneus usados. Para tanto, foi realizada, de forma preliminar, a comparação das características técnicas do concreto convencional com o concreto enriquecido com fibras de aço de pneusdescartadosafimdeanalisarosresultadosdetestesqueindicassemodesempenho dos concretos quanto à resistência, aos esforços mecânicos e às fissuras. O estudo e a utilização dessas fibras podem ser traduzidos numa significativa contribuição para a sustentabilidade ambiental, uma vez que o acúmulo de pneus descartados é um grande problema em todo o mundo.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Gomes, I. A. das G., Lima, R. P. de, & Silva, M. da. (2017). Desenvolvimento de concreto enriquecido com fibras de aço. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(2). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i2.2421

Edição

Seção

Artigos Originais