Análise granulométrica por imagem de amostras ultrafinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i3.2680

Palavras-chave:

micro partículas, granulometria, caracterização mineralógica

Resumo

O método analítico utilizado para a caracterização de materiais ultrafinos envolve a determinação do tamanho médio (D50) de partículas através de análise de imagens geradas em Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e uso de programa de computador específico para análise de imagem. A análise de partículas por método computacional surge como forma de auxiliar na caracterização de amostras de vários materiais ultrafinos. O presente trabalho objetivou o uso de análise de imagens, originadas de microscopia, para determinar granulometrias e tamanhos médios de partículas de poeiras de ambientes de mineração ou particulados em lamas granuladas. Para tanto, foram analisadas amostras de materiais com auxílio do software Image-Pro Plus que proporcionou leituras e interpretações dos tamanhos de partículas identificadas por imagens para determinar a granulometria de matérias ultrafinos. As amostras foram dispersas em partículas por banho em ultra som e metalização em suporte para geração de imagens que foram digitalizadas, dimensionadas e contadas pelo software. Os dados gerados foram tratados e os diâmetros convertidos em classes de tamanhos que permitissem gerar curvas granulométricas.

Biografia do Autor

Marcos Delgado Gontijo, Engenharia

Nome: Marcos Delgado Gontijo

Profissão: Mestre e Engenheiro de Minas pela UFMG

Formado em 1996, trabalhou em grandes empresas de mineração como Vale, Yamana e empresas de consultoria, foi professor e coordenador do curso de engenharia de minas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e atualmente é Especialista em Recursos Minerais do DNPM.

Tem especialidade em tratamento de minérios e gestão de projetos minerários, alem de poeta com livros publicados.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3501215395135090

e-mail para contato: marcosdgontijo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-07-23

Como Citar

Gontijo, M. D. (2018). Análise granulométrica por imagem de amostras ultrafinas. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(3). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i3.2680

Edição

Seção

Artigos Originais