Desenvolvimento de centrífuga automática para produção de açúcar de polarização muito alta

Autores

  • Alexsander Saves dos Santos Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.
  • Caroline Diodato de Toledo Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.
  • Felipe Fernando Pereira Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.
  • Jean Soares de Lima Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4525

Palavras-chave:

Açúcar. Centrifugação. Umidade. Vazão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento do projeto de uma centrífuga automática para açúcar de polarização muito alta, da sigla em inglês VHP (Very High Polarization), e a importância do seu uso na produção de açúcar. O artigo mostra todo o processo de construção, os testes de funcionamento e os cálculos de operações unitárias a fim de encontrar o valor da capacidade da centrífuga. A temática aborda também a análise físico-química de determinação de umidade do açúcar, em que se testou o açúcar VHP produzido pela centrífuga após ser descarregado e antes de passar pelo processo de secagem. Ao término do trabalho, concluiu-se que a centrífuga confeccionada atende a todas as demandas de funcionamento e que o açúcar produzido por ela se encontra dentro dos padrões de umidade.

Biografia do Autor

Alexsander Saves dos Santos, Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.

Graduado em Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (SP) e em Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (SP) / Pós-Graduação em Fundamentando a Prática de Ensino do Professor de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira (SP) / Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil - Campus Fernandópolis (SP) / É professor dos Cursos de Engenharia Química e Medicina da Universidade Brasil - Campus Fernandópolis (SP).

Caroline Diodato de Toledo, Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.

Graduando em Engenharia Química pela Universidade Brasil, Fernandópolis (SP).

Felipe Fernando Pereira, Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.

Graduando em Engenharia Química pela Universidade Brasil, Fernandópolis (SP) / Técnico em Administração, pela ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis (SP) / É colaborador na Câmara Municipal de Turmalina, Turmalina (SP).

Jean Soares de Lima, Universidade Brasil, Fernandópolis (SP), Brasil.

Graduando em Engenharia Química pela Universidade Brasil, Fernandópolis (SP) / Tecnólogo em Química com ênfase em Açúcar e Álcool, pelo Instituto Educacional Profissionalizante, Iturama (MG) / É colaborador na Usina Coruripe S/A, Carneirinho (MG).

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Santos, A. S. dos, Toledo, C. D. de, Pereira, F. F., & Lima, J. S. de. (2020). Desenvolvimento de centrífuga automática para produção de açúcar de polarização muito alta. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(5). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4525

Edição

Seção

Artigos Originais