Ações de Educação Ambiental para crianças da Escola Curumim em Rio Piracicaba – MG

Autores

  • Gleicia Miranda Paulino Departamento de Engenharia Aplicada e Tecnologias Ambientais, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil.
  • Eduarda Maria de Lima Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil
  • Iasmyne Perdigão Mendes Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil
  • Robson Pereira Lima Departamento de Geociências, Ciências Humanas e Linguagens, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4605

Palavras-chave:

Lixo. Meio Ambiente. Ações Ambientais. Educação. Rio Piracicaba – MG.

Resumo

A educação ambiental é uma importante ferramenta a ser aplicada por instituições de ensino para solucionar problemas relacionados ao lixo (resíduos sólidos). O objetivo deste trabalho foi desenvolver ações de educação ambiental para um grupo de alunos da escola Curumim em Rio Piracicaba – MG. As ações consistiram na aplicação de questionário para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, realização de palestra, oficinas (compostagem, vaso auto irrigável, filmes e desenhos) e adoção de cartilha educativa. Pelo questionário, observou-se que a maioria dos alunos já possuía alguma compreensão sobre a questão do lixo e dos problemas que ele causa no meio ambiente. Quanto às ações de educação ambiental, a maioria deles demonstrou interesse e participou das atividades, o que permite inferir que tais ações são eficientes no processo de ensino-aprendizagem, contribuem para o aprimoramento do conhecimento dos alunos sobre os problemas causados pelo lixo e sobre como é possível amenizar os seus impactos negativos. Os resultados corroboram uma maior consciência ambiental dos alunos, possibilitando que atuem como multiplicadores de educação ambiental.

Biografia do Autor

Gleicia Miranda Paulino, Departamento de Engenharia Aplicada e Tecnologias Ambientais, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), com Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), área de solos e nutrição de plantas (recuperação de áreas degradadas) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008), área de fitotecnia (manejo agroecológico de solo e planta). Atualmente é vice-diretora da faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaEnge/UEMG) e professora/pesquisadora desta mesma instituição. Foi profa da Fundação Comunitária Educacional de João Monlevade - Funcec (2012) e na Univ. Presidente Antônio Carlos (2008 e 2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em solos, atuando principalmente em recuperação áreas degradadas, manejo e conservação de solos, manejo agroecológico de solos e plantas. Também desenvolve pesquisas nas áreas de aproveitamento de resíduos na agropecuária e indústria.

Eduarda Maria de Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil

Engenheira Ambiental, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil

Iasmyne Perdigão Mendes, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil

Engenheira Ambiental, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil

Robson Pereira Lima, Departamento de Geociências, Ciências Humanas e Linguagens, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense-UFF (1995), é mestre (2005) e doutor (2011) pelo Programa de Engenharia de Produção-PEP da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, com ênfase em Gestão e Inovação. Atuou como pesquisador colaborador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social-LTDS/COPPE/UFRJ e do Laboratório de Trabalho e Formação-LT&F/COPPE/UFRJ, com participação nas atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordam os aspectos sociais de iniciativas do campo do turismo e das ações integradoras do mundo do trabalho e da educação. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, unidade João Monlevade, com atuação nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas e Engenharia Ambiental.

 

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Paulino, G. M., de Lima, E. M., Mendes, I. P., & Lima, R. P. (2020). Ações de Educação Ambiental para crianças da Escola Curumim em Rio Piracicaba – MG. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(5). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4605

Edição

Seção

Artigos Originais