Sustentabilidade empresarial: uma análise das matrizes de materialidade das empresas globais fabricantes de automóveis

Autores

  • Andreia Ribeiro Ayres Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Andrea Soares Bonifácio
  • Luana dos Anjos Silva

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4684

Palavras-chave:

Matriz de Materialidade. Gestão de Stakeholder. Responsabilidade Social.

Resumo

A Matriz de Materialidade surge como um elemento do Relatório de Sustentabilidade elaborado a partir das diretrizes da Global Report Initiative – GRI. É apresentada como uma ferramenta importante para construção da estratégia de sustentabilidade das empresas, uma vez que identifica os aspectos dos âmbitos econômico, ambiental e social da sustentabilidade que são mais relevantes para os stakeholders e para a empresa, contribuindo para que ela foque suas ações de sustentabilidade nos aspectos mais relevantes a serem tratados. O objetivo deste trabalho é identificar o aspecto material mais citado na Matriz de Materialidade das empresas globais fabricantes de automóveis e descrever como as empresas o tem abordado em suas estratégias. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental sobre responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável e matriz de materialidade. Os resultados mostram que o aspecto mais citado é emissão de Dióxido de Carbono – CO2 e que as abordagens das empresas para responder as demandas dos stakeholders acerca desse aspecto se dão por toda sua cadeia de valor.

Biografia do Autor

Andreia Ribeiro Ayres, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ e professora adjunta Departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO.

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Ayres, A. R., Bonifácio, A. S., & Silva, L. dos A. (2020). Sustentabilidade empresarial: uma análise das matrizes de materialidade das empresas globais fabricantes de automóveis. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(5). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4684

Edição

Seção

Artigos Originais