QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: um debate em aberto

Autores

  • Anderson Luiz Tedesco
  • Durlei Maria Bernardon Rebelatto

Palavras-chave:

Educação Básica. Qualidade social da educação. Política educacional.

Resumo

O texto se propõe a aprofundar o conceito de qualidade construído nopercurso histórico da educação, destacando diferentes significaçõesno campo das políticas educativas brasileiras, especialmente a partirdas reformas da década de 1990. Para tanto, caracteriza-se como umestudo teórico da seara em discussão. Evidencia-se a necessidadede continuar as reflexões a respeito dessa temática candente nocenário educacional brasileiro. Conclui-se que a escola de qualidadesocial é aquela que atende às expectativas de vida das famílias,estudantes e profissionais que a compõem e também colabora naconstrução de vivências humanas efetivamente democráticas.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional de Blumenau e emBioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo.

Durlei Maria Bernardon Rebelatto

Graduação em Pedagogia pela Unoesc (2004) e mestrado em Educação pela Unoesc (2014). Docente da Área das Ciências Humanas e Sociais da Unoesc, membro do Grupo de Pesquisa "Educação, Políticas Públicas e Cidadania" e orientadora educacional no Pronatec/IFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, qualidade social da educação, política educacional, gestão democrática, fundamentos pedagógicos e metodológicos do processo educativo.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Tedesco, A. L., & Rebelatto, D. M. B. (2015). QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: um debate em aberto. Perspectivas Em Políticas Públicas, 8(16), 173–197. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1020

Edição

Seção

Artigos