História da educação a distância no Brasil, algumas provocações

Autores

  • Estela Vieira UFMG- FAE
  • Daisy Cunha FaE- UFMG
  • Marie Louise Martinez

Palavras-chave:

gerações de educação a distancia, história da educação, universidade aberta, tecnologias da educação

Resumo

Este estudo pretende apresentar uma revisão narrativa sobre a história da Educação a Distancia no Brasil. O percurso histórico da educação a distancia nos permite observar avanços e retrocessos, baseados nos interesses e políticas vigentes em cada época, e apontam para uma reflexão sobre o atual modelo de EaD adotado pelo governo brasileiro. Nessas mudanças, após perpassamos cinco gerações de EaD e chegarmos a uma sexta, permeadas por velocidade, quantidade e qualidade de acesso e informação, fica uma questão em suspenso: Estamos prontos para fazer face a todas mudanças organizacionais necessárias? Este estudo não tem como pretensão apresentar um histórico aprofundado da educação a distancia, mas elencar pontos chaves da história para que possamos pensar no nosso modelo atual. A partir de uma revisão narrativa da literatura, tendo como fio condutor a história das gerações tecnológicas na EaD, nos propusemos ao menos abordar elementos importantes no seu desenvolvimento. Fazemos também algumas provocações sobre o modelo universitário vigente no Brasil, que em sua maior parte ainda se baseia na terceira geração de EaD. E de certa maneira tentamos apontar possibilidades.

Biografia do Autor

Estela Vieira, UFMG- FAE

Graduação em odontologia pela Universidade de Odontologia de José do Rosário Vellano (1996), Especialista em saúde pública pela ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), Mestre em Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Aix-Marseille I (2010) e doutora pela Universidade de Aix Marseille I (2014), linha de pesquisa: Cognição, linguagem, educação. O doutorado foi realizado em co-orientação com Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa: Política, Trabalho e formação Humana. Experiência nos seguintes temas: promoção da saúde, educação em saúde, educação permanente e desenho educacional- recursos educacionais, Análise da atividade de trabalho, Educação a Distancia.

Publicado

2018-08-03

Como Citar

Vieira, E., Cunha, D., & Martinez, M. L. (2018). História da educação a distância no Brasil, algumas provocações. Perspectivas Em Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1070

Edição

Seção

Artigos