DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (EF/9)

Autores

  • Gislene Silva Dutra Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação. Avaliação. Brincar.

Resumo

O objetivo do presente artigo é contribuir com o debate sobre os desafios no trabalho com o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental no intuito de analisar as legislações e pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o processo de implementação e funcionamento do EF/9; as regulamentações do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho/MG. Foram levantados os principais desafios presentes na prática docente do 1º ano EF/9 em Brumadinho, a partir da experiência da autora como supervisora (2005/2012) e Diretora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2013/2016). Os resultados apontaram como principais desafios do 1º ano EF/9 em Brumadinho: a exclusividade da alfabetização em detrimento aos outros conteúdos, o rompimento com o brincar, a falta de monitoramento e a avaliação dos alunos.

 

Palavras-chave: Documentos Orientadores. 1º ano EF/9. Alfabetização. Brincar. Avaliação.

Biografia do Autor

Gislene Silva Dutra, Centro Universitário UNA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004), especialização em Educação inclusiva pela Universidade Federal de Castelo Branco (2010), Inspeção Escolar pela FINON (2012). Foi professora no Ensino Fundamental 2 e no curso técnico em Magistério (2011 -2012), trabalhou como supervisora pedagógica no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho/MG (2005 -2012). Atualmente é coordenadora do Ensino Fundamental 1 na Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Como Citar

Dutra, G. S. (2017). DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (EF/9). Perspectivas Em Políticas Públicas, 10(1), 53–87. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1484

Edição

Seção

Artigos