A coordenação federativa no Programa Brasil Profissionalizado

Cláudia Ferreira de Maya Viana

Resumo


O artigo a seguir analisa o Programa Brasil Profissionalizado (PBP) sob a ótica do federalismo brasileiro e da coordenação federativa na educação. Trata-se de uma política pública federal voltada à expansão das redes de educação profissional que oferece aos governos estaduais a opção de aderir, desenhar e implementar as medidas acordadas, cabendo à União a gestão e acompanhamento das ações junto aos demais entes federados. A pesquisa qualitativa contou com análise documental, questionários aos gestores estaduais da política e entrevista aos coordenadores nacionais do Programa. Identificou o perfil dos gestores e sua visão sobre o processo de coordenação federativa. Por fim, a análise da política permite sugerir iniciativas para o aperfeiçoamento do processo de coordenação federativa no campo das políticas de educação profissional.

 


Palavras-chave


Políticas Públicas, Federalismo, Coordenação federativa, Educação Profissional, Programa Brasil Profissionalizado

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