A coordenação federativa no Programa Brasil Profissionalizado

Autores

  • Cláudia Ferreira de Maya Viana Universidade de Brasília- UnB

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Federalismo, Coordenação federativa, Educação Profissional, Programa Brasil Profissionalizado

Resumo

O artigo a seguir analisa o Programa Brasil Profissionalizado (PBP) sob a ótica do federalismo brasileiro e da coordenação federativa na educação. Trata-se de uma política pública federal voltada à expansão das redes de educação profissional que oferece aos governos estaduais a opção de aderir, desenhar e implementar as medidas acordadas, cabendo à União a gestão e acompanhamento das ações junto aos demais entes federados. A pesquisa qualitativa contou com análise documental, questionários aos gestores estaduais da política e entrevista aos coordenadores nacionais do Programa. Identificou o perfil dos gestores e sua visão sobre o processo de coordenação federativa. Por fim, a análise da política permite sugerir iniciativas para o aperfeiçoamento do processo de coordenação federativa no campo das políticas de educação profissional.

 

Biografia do Autor

Cláudia Ferreira de Maya Viana, Universidade de Brasília- UnB

Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Viana, C. F. de M. (2020). A coordenação federativa no Programa Brasil Profissionalizado. Perspectivas Em Políticas Públicas, 10(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1643

Edição

Seção

Artigos