PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: coordenação federativa, formulação e implementação da política nacional de expansão das redes estaduais de educação profissional

Cláudia Ferreira de Maya Viana

Resumo


O artigo a seguir apresenta uma análise do Programa Brasil
Profissionalizado (PBP) sob a ótica do federalismo brasileiro e da
coordenação federativa na educação. Trata-se de uma política
pública nacional voltada à expansão das redes de educação
profissional, que oferece aos governos estaduais a opção de aderir,
desenhar e implementar as medidas acordadas, cabendo à União a
gestão e acompanhamento das ações nos demais entes federados.
A pesquisa qualitativa contou com análise documental, questionários
aos gestores estaduais da política e entrevista aos coordenadores
nacionais do Programa. Identificou o perfil dos gestores e sua visão
sobre o processo de coordenação federativa. Por fim, a análise
da política permite sugerir iniciativas para o aperfeiçoamento do
processo de coordenação federativa no campo das políticas de
educação profissional.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Federalismo; Coordenação federativa; Educação Profissional; Programa Brasil Profissionalizado;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.