PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: coordenação federativa, formulação e implementação da política nacional de expansão das redes estaduais de educação profissional

Autores

  • Remi Castioni
  • Cláudia Ferreira de Maya Viana UnB

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Federalismo, Coordenação federativa, Educação Profissional, Programa Brasil Profissionalizado,

Resumo

O artigo a seguir apresenta uma análise do Programa Brasil
Profissionalizado (PBP) sob a ótica do federalismo brasileiro e da
coordenação federativa na educação. Trata-se de uma política
pública nacional voltada à expansão das redes de educação
profissional, que oferece aos governos estaduais a opção de aderir,
desenhar e implementar as medidas acordadas, cabendo à União a
gestão e acompanhamento das ações nos demais entes federados.
A pesquisa qualitativa contou com análise documental, questionários
aos gestores estaduais da política e entrevista aos coordenadores
nacionais do Programa. Identificou o perfil dos gestores e sua visão
sobre o processo de coordenação federativa. Por fim, a análise
da política permite sugerir iniciativas para o aperfeiçoamento do
processo de coordenação federativa no campo das políticas de
educação profissional.

Biografia do Autor

Remi Castioni

Doutor em Educação. É professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (acadêmico e profissional), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Cláudia Ferreira de Maya Viana, UnB

Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de
Brasília. Assessora Especial na Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo
do Distrito Federal.

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Publicado

2016-12-05 — Atualizado em 2020-12-02

Versões

Como Citar

Castioni, R., & Viana, C. F. de M. (2020). PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: coordenação federativa, formulação e implementação da política nacional de expansão das redes estaduais de educação profissional. Perspectivas Em Políticas Públicas, 10(1), 129–163. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2257 (Original work published 5º de dezembro de 2016)

Edição

Seção

Artigos