O TRABALHO DE MÉDICOS NO PMM: diferenças e semelhanças na abordagem clínica entre cubanos e brasileiros

Autores

  • Maria Patrícia Silva
  • Murilo Fahel
  • Nathan M. Souza

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise comparativa da abordagem clínica e social de médicos cubanos e médicos brasileiros inseridos no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A pesquisa tem natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com seis médicos cubanos e brasileiros do PMMB, em duas cidades de pequeno porte da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O processo formativo, a estrutura social, a vivência cultural permeiam os discursos dos médicos participantes, onde identificamos pontos que diferenciam as duas clínicas, de onde nos leva a afirmar que a abordagem clínica dos médicos cubanos aproxima muito mais de uma abordagem clínica ampliada. Em essência, há sim no discurso dos médicos cubanos uma preocupação com uma clínica que seja mais humanizada, um olhar pela dimensão do cuidado da saúde da população assistida, não apenas pela dimensão individual e que seja resoluta. As semelhanças são raras, pois o que aproximam os discursos dos médicos brasileiros e cubanos sobre a abordagem clínica, diz respeito muito mais a questões protocolares e próprias da gestão do serviço. O que também é enfatizado, tanto pelos médicos cubanos, quanto pelos médicos brasileiros, é a importância do fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Brasil, por meio do PMMB.

Biografia do Autor

Maria Patrícia Silva

Professora de Antropologia Cultural e Educação e Sociologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG /IBIRITE). Pesquisadora Visitante (FAPEMIG) junto ao Grupo de Pesquisa Saúde e Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro (2017). Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Murilo Fahel

Professor e Pesquisador na Fundação João Pinheiro, líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Políticas, mestre em Saúde Pública pela Universidad Autónoma do México. Doutor em Sociologia e Política pela UFMG e Pós-doutorado na Unversity of Oxford.

Nathan M. Souza

Médico de Família e Comunidade, Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Colaborador do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde na Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil). Mestre em Educação Médica, Escuela Nacional de Salud Publica de Cuba, ENSP, Cuba, validado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando em Metodologia de Pesquisa em Saúde, McMaster University, Canadá. 

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Silva, M. P., Fahel, M., & M. Souza, N. (2019). O TRABALHO DE MÉDICOS NO PMM: diferenças e semelhanças na abordagem clínica entre cubanos e brasileiros. Perspectivas Em Políticas Públicas, 11(22), 23–54. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3460

Edição

Seção

Artigos