PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE ATIVIDADE FÍSICA: uma proposta de política pública

Autores

  • Marcos Gonçalves Maciel
  • Ana Cláudia Porfirio Couto

Resumo

O objetivo deste artigo é contextualizar criticamente o desenvolvimento dos programas governamentais de atividade física como uma das estratégias de políticas públicas implementadas no Brasil visando à promoção da saúde. Adotou-se a perspectiva qualitativa por meio de uma revisão narrativa. A análise desta proposta demonstra a adoção da atividade física sob o viés utilitarista e biomédico em detrimento dos aspectos socioculturais e de satisfação pela sua vivência. Conclui-se ser necessário problematizar a intencionalidade desses programas, refletindo de forma crítica o seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Marcos Gonçalves Maciel

Professor Adjunto do Departamento de Ciências do Movimento Humano - UEMG Unidade Ibirité. Doutor em Estudos do Lazer Coordenador do Grupos de Estudos de Ócio e Desenvolvimento Humano Contato principal para correspondência.

Ana Cláudia Porfirio Couto

Professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto/Portugal; Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia/Portugal.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Maciel, M. G., & Porfirio Couto, A. C. (2019). PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE ATIVIDADE FÍSICA: uma proposta de política pública. Perspectivas Em Políticas Públicas, 11(22), 55–79. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3462

Edição

Seção

Artigos