IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: um estudo em uma agência de fomento de Minas Gerais
Resumo
As profundas mudanças pelas quais o cenário empresarial vempassando - a evolução tecnológica, a globalização da economiae a competitividade entre empresas e países - geram impactossignificativos sobre a gestão das organizações, sobretudo nogerenciamento das relações sociais em seu interior. Diantedessa nova realidade, as empresas necessitam de pessoas quecompreendam e compartilhem os objetivos organizacionais. Aspessoas, por sua vez, mais conscientes e autônomas demandamnovas oportunidades e desafios profissionais, questionando asvantagens de seu envolvimento com a organização. Trata-se de umdesafio compreender o que vincula o indivíduo ao mundo do trabalhoe as implicações desse vínculo para o indivíduo, para o trabalho epara as organizações. Este campo de estudo do comportamentoorganizacional é denominado comprometimento organizacional etem sido objeto de interesse da academia e de pesquisadores. Asorganizações dependem do desempenho humano para alcançaro sucesso e, para tal, estabelecem uma forma de atuação sobreo comportamento humano, denominado modelo de gestão depessoas. A área de recursos humanos, portanto, vem tentandoassumir uma posição mais estratégica dentro das empresas, visando garantir maior competitividade às organizações por meiode pessoas comprometidas e motivadas. Assim, o presente estudoteve por objetivo identificar em que medida as políticas de gestãode pessoas adotadas por uma instituição interferem nos níveisde comprometimento de seus empregados. A empresa estudada– uma agência de fomento mineira, aqui identificada como XYZ,- foi escolhida por sua relevância para a economia mineira e ocaráter estratégico que o conhecimento e o envolvimento de seusempregados assumem para o alcance de seus objetivos. O modeloadotado, de Meyer e Allen (1991), preconiza que o comprometimentoorganizacional pode ocorrer em três dimensões: afetiva, normativae instrumental, sendo possível, para os autores, o indivíduo assumirmúltiplos comprometimentos dentro da organização. Para o alcancedo objetivo central deste trabalho, foi utilizado o estudo de casocomo método de pesquisa. Essa se caracteriza como descritiva e decaráter quantitativo, uma vez que buscou descrever o relacionamentoentre o comprometimento organizacional e políticas de gestão depessoas, mediante a utilização da estatística para este fim. Emtermos das políticas de gestão de pessoas adotadas pela instituição,na percepção dos empregados pesquisados, merecem destaque osbenefícios, o ambiente de trabalho e o relacionamento com a chefia,posto que estas receberam as maiores médias. No tocante aocomprometimento organizacional, considerando as médias obtidas,a maioria dos empregados está comprometida afetivamente coma organização, seguida pelos comprometidos normativamente eaqueles que estabelecem vínculo instrumental com ela.
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