GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: a identificação de fluxos comunicativos na construção da PNATER e em sua operacionalização na Bahia

Autores

  • Álvaro Antônio Xavier Andrade
  • José Ambrósio Ferreira Neto Universidade Federal de Viçosa
  • Rennan Lanna Martins Mafra Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar a existência de fluxos comunicativos na construção da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e em sua operacionalização realizada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Como foco teórico pretende-se relacionar a perspectiva Habermasiana de participação social, esfera pública, opinião pública e direito com a construção da PNATER e sua operacionalização. A pesquisa de campo foi realizada nos municípios que compõem a gerência regional da EBDA em Seabra, município que integra o semiárido baiano. Dessa forma, os dados empíricos derivam de entrevistas com parte dos servidores responsáveis pelos trabalhos de assistência técnica e extensão rural (Ater) da EBDA e de levantamentos secundários sobre a construção da PNATER. Constatou-se que existe relação entre a perspectiva Habermasiana e a construção da PNATER, e que os fluxos comunicativos, ainda que extremamente incipientes, são encontrados na operacionalização dessa política pública na região estudada.

Biografia do Autor

Álvaro Antônio Xavier Andrade

Graduado em Agronomia (UNEB). Especialista em Planejamento Ambiental com Ênfase em Educação Ambiental (UNYAHNA). Mestre em Extensão Rural (UFV). Atualmente é bolsista CNPq/UFMG, atuando como Assessor Técnico de Inclusão Produtiva  no Território Rural São Mateus-MG.

José Ambrósio Ferreira Neto, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Sociais (UFMG). Mestre em Extensão Rural (UFV). Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Viçosa.

Rennan Lanna Martins Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Comunicação Social (UFMG). Mestre em Comunicação Social (UFMG). Doutorado em Comunicação Social (UFMG). Atualmente é Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Andrade, Álvaro A. X., Ferreira Neto, J. A., & Mafra, R. L. M. (2015). GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: a identificação de fluxos comunicativos na construção da PNATER e em sua operacionalização na Bahia. Perspectivas Em Políticas Públicas, 8(16), 121–153. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/677

Edição

Seção

Artigos