Os fatos históricos de 1964 e situação internacional

Autores

  • Bonifácio Andrada

Resumo

Os fatos históricos de 1964 são ocorrências importantes paracompreender o cenário internacional da época e suas repercussõesno ocorrido em 1964, no Brasil, considerado um Golpe de Estadopor uns e Contragolpe por outros, representando o início de umarevolução não sanguinolenta no país e de alterações profundas navida política e administrativa. O Brasil vive instantes de vinculaçõesmuito fortes com a política internacional, dividida, então, em doispoderosos grupos. De um lado, os Estados Unidos com a suaestrutura democrática e capitalista e, de outro lado, a autocraciaditatorial do Partido Comunista na União Soviética com esforçospara implantar o comunismo em todas as nações. Após o finaldos episódios bélicos que terminaram em 1945/46, começa a sedesenvolver o conflito entre a União Soviética e os Estados Unidos,decorrente do fato de que ambos temiam o crescimento um do outro.Asituação torna-se conflitante após o lançamento da bomba atômicapelos americanos contra o Japão, o que aumenta a desconfiança,sobretudo a insegurança por parte da União Soviética. Esses fatosmilitares internacionais tinham reflexo em todos os países do mundoe, principalmente, no Brasil, visto que essa área da América do Sulseria fundamental para o avanço comunista.Palavras-chave: 1964. Regime Militar. Regimes democráticos eautoritários.

Biografia do Autor

Bonifácio Andrada

Doutor em Direito Público pela UFMG. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Reitor licenciado da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Professora da Universidade Federal de Brasília (UNB).

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

Andrada, B. (2014). Os fatos históricos de 1964 e situação internacional. Perspectivas Em Políticas Públicas, 7(13), 55–92. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/853

Edição

Seção

Artigos