CULTURA POLÍTICA NO PAMPA

Autores

  • Davide Carbonai Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Fernanda Mattos de Lima Valença Universidade Federaldo Pampa. (UNIPAMPA).

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir do projeto de pesquisa CulturaPolítica em São Borja, financiado pelo Programa de Bolsas deDesenvolvimento Acadêmico (PBDA) da Universidade Federal doPampa, em 2013. A pesquisa tem por principal objetivo obter ummapa da participação e da cultura política da cidade de São Borja,a partir de uma coleta de dados por questionário conforme a típicaanálise survey, buscando oferecer um quadro pormenorizado dostipos e níveis de participação e cultura política. A duração média deaplicação de cada questionário foi de 15 minutos, com a contagemtotal de 274 questionários. Entre as várias ferramentas de análise,foi criado um índice que intitulamos de «civicness», representandouma atitude cívica, em termos de participação cidadã por partedos entrevistados. Destacando que: 43,8% dos são-borjensesentrevistados abririam mão do voto se este não fosse obrigatório;somente 19,8 % são filiados a algum partido; no voto para vereador,77,8% escolhe seu candidato pela pessoa, independentemente dopartido ao qual está filiado; entre outros. O estudo da cultura políticalocal se torna muito importante para compreender o funcionamentodas instituições e da democracia, assim, pelo caso da região doPampa, mais especificadamente São Borja.

Palavras-chave: Cultura política. Participação política. Survey

Biografia do Autor

Davide Carbonai, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Doutor em Sociologia econômica pela Università di Teramo e professor adjuntodo curso de Ciências Sociais - Ciência Política da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA).

Fernanda Mattos de Lima Valença, Universidade Federaldo Pampa. (UNIPAMPA).

Acadêmica no curso de Ciências Sociais – Ciência Política pela Universidade Federaldo Pampa. (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

Carbonai, D., & Valença F. M. de L. (2015). CULTURA POLÍTICA NO PAMPA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 8(15). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/861

Edição

Seção

Artigos