ENTRE A PARTICIPAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO: diferenças e semelhanças entre os orçamentos participativos na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Autores

  • Priscila Alves Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil).
  • Alfredo Alejandro Gugliano Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil).

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar uma análise dos espaçosde participação e representação da população nas diferentesexperiências de orçamentos participativos mapeados no estado doRio Grande do Sul, mais especificamente na Região Metropolitanade Porto Alegre (capital gaúcha).Após 25 anos da criação da primeiraproposta de Orçamento Participativo - experiência de Porto Alegre noano de 1989 - cabem questionamentos sobre casos subsequentes,como, por exemplo, se eles vêm ampliando os espaços departicipação cidadã dentro da discussão do orçamento municipalou apenas mantendo espaços de consulta pública de demandas,restringindo o poder de decisão a poucos indivíduos, consolidando aideia de participação como escolha de representantes. Levando-seem consideração que os processos de participação da populaçãona gestão pública visam ampliar o envolvimento dos cidadãosno campo político, incluindo-os tanto na formulação de agendaspolíticas quanto na deliberação e na efetivação de projetos, cabeuma reflexão sobre o entendimento das atribuições e dos papéis dasinstâncias de organização do processo do Orçamento Participativo.Assim, o estudo desenvolveu-se a partir da análise dos desenhosinstitucionais dos orçamentos participativos locais, tendo como base os Regimentos Internos de cada proposta, documento construídopelos atores envolvidos no processo, que, além de estabelecero conjunto de regras de autorregulamentação, podem refletir asdiferenças específicas de cada município. Referente à metodologiade trabalho, recorreu-se a um estudo descritivo, com abordagemcomparativa, compreendendo a pesquisa documental como principalmétodo de análise.

Palavras-chave: Participação Política. Cidadania. OrçamentoParticipativo.

Biografia do Autor

Priscila Alves Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil).

Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS), atualmente é mestranda em Ciência Políticapela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil).

Alfredo Alejandro Gugliano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil).

Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política(UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil) e pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

Rodrigues, P. A., & Gugliano, A. A. (2015). ENTRE A PARTICIPAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO: diferenças e semelhanças entre os orçamentos participativos na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Perspectivas Em Políticas Públicas, 8(15). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/862

Edição

Seção

Artigos