MUITO ALÉM DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO: dificuldades e limitações da agricultura familiar

Autores

  • Ezequiel Redin

Resumo

O trabalho objetiva apontar e analisar os principais entravese dificuldades enfrentados pelos agricultores familiares deArroio do Tigre/RS/Brasil, diante das atividades agrícolasexercidas com orientação para o mercado. As informaçõesutilizadas referem-se às entrevistas com os agricultoresque representam, grosso modo, uma generalizaçãodo local estudado. A análise baseia-se em descobrir einterpretar os diferentes elementos que coordenam omercado agrícola e orientam as ações dos agricultores.O estudo possibilitou identificar os seguintes pontos: a)inexistência de uma efetiva atuação do preço mínimo;b) instabilidade do mercado; c) intempéries climáticas;d) alto custo da mão de obra contratada; e) problemasestruturais (tamanho da propriedade, infraestrutura e aposse da terra); e) dilapidação dos recursos naturais; f)legislação ambiental rígida; g) ausência da assistência técnica pública; h) disfunções dos programas estatais; ei) impossibilidade de oferta regular de produtos ou escalade produção. Os principais fatores apontados na pesquisaapresentam-se como limitantes na concepção dosprodutores rurais, dificultando o ato de fazer agriculturae seu processo de desenvolvimento. Por fim, verifica-seque a instabilidade do setor agrícola evoca pela procurade estratégias menos vulneráveis, que apresentam omenor risco possível para a atividade.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Dificuldades.Atividade agrícola. Intervençãoestatal.

Biografia do Autor

Ezequiel Redin

Tecnólogo em Agropecuária: Sistemas de Produção (UERGS) CREA RS 160488;Bacharel em Administração (ULBRA); Especialista em Gestão Pública Municipal(UFSM); Mestre e Doutorando em Extensão Rural (UFSM); Editor do PeriódicoExtensão Rural (Santa Maria); Membro da Academia Centro Serra de Letras; Membroda Rede Temática de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, organizadapelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Tesoureiro da Associação Riograndensedos Tecnólogos (ARTECNOL).

Downloads

Publicado

2013-11-01

Como Citar

Redin, E. (2013). MUITO ALÉM DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO: dificuldades e limitações da agricultura familiar. Perspectivas Em Políticas Públicas, 6(12), 111–151. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/872

Edição

Seção

Artigos