“SOCIEDADE CIVIL”, REFORMA DO ESTADO E OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL

Autores

  • Lucas Rodrigues Cunha

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os fundamentospolíticos da noção de “sociedade civil” e sua relaçãocom o Estado e com o Terceiro Setor. O artigo tratadas dimensões teóricas e filosóficas da “sociedadecivil” no contexto da reforma do Estado no Brasil suasrepercussões para a institucionalização do terceiro setorno país. A discussão aponta a relação fundamental entreo financiamento por parte do Estado e o crescimentodo Terceiro Setor, além de considerar as relações entreTerceiro Setor e mercado. Como conclusão, apresenta-sea ideia de que o terceiro setor no Brasil não se constitui emoposição ao Estado, mas sim como parte integrada das redes de políticas públicas (policy networks) integrada sao Estado.

Palavras-chave: Sociedade Civil. Reforma do Estadono Brasil. Terceiro Setor.

Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Cunha

Mestre em Ciência Política pela UFMG. Professor da Faculdade de Políticas Públicas“Tancredo Neves” – FaPP/UEMG e Pesquisador do Centro de Estudos Legislativos daUFMG.

Publicado

2013-11-01

Como Citar

Cunha, L. R. (2013). “SOCIEDADE CIVIL”, REFORMA DO ESTADO E OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL. Perspectivas Em Políticas Públicas, 6(12), 153–181. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/873

Edição

Seção

Artigos