OS FATORES EXTRAMUROS E SEUS IMPACTOS NO IDEB NA MESORREGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Aline Sartorel Tutora de Pedagogia na UNIASSELVI/ Herval do Oeste-SC.
  • Patrícia Follmann Bolsista de Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus São Miguel do Oeste.

Resumo

O presente artigo organiza-se em torno dos fatores extramuros eseus impactos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica) em dezoito municípios da grande Mesorregião Oestede Santa Catarina, considerando suas múltiplas significações edimensões. Para tanto, apresenta o horizonte teórico-conceitualda temática, desenvolve a perspectiva de uma escola de qualidadee socialmente referenciada e apresenta dimensões intra eextraescolares, fundamentais para a construção de uma educaçãode qualidade para todos, no contexto histórico, político, econômicoe cultural da região pesquisada. Trata-se de parte de um estudoque vem adquirindo uma crescente visibilidade e centralidade noquadro dos debates, das decisões e das práticas educativas nasescolas: focar a prática pedagógica para as avaliações em largaescala ou respeitar a autonomia pedagógica dos docentes? Aresponsabilização do professor e da escola pelos índices bons oudeficitários é apenas mais uma face do movimento mais amplo nagestão pública. Os índices passam a ser entendidos como um valor que deve guiar as políticas públicas para a educação, como umaforma de prestação de contas à sociedade. A responsabilização, adesautorização e a naturalização recebem uma importância cadavez maior neste contexto, ignorando os fatores extramuros queimpactam nos índices.

Palavras-Chave: Avaliação. Responsabilização. Fatoresextramuros. Práticas Educativas.

Biografia do Autor

Aline Sartorel, Tutora de Pedagogia na UNIASSELVI/ Herval do Oeste-SC.

Tutora de Pedagogia na UNIASSELVI/ Herval do Oeste-SC.

Patrícia Follmann, Bolsista de Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus São Miguel do Oeste.

Bolsista de Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC),Campus São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2014-11-01

Como Citar

Sartorel, A., & Follmann, P. (2014). OS FATORES EXTRAMUROS E SEUS IMPACTOS NO IDEB NA MESORREGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 7(14), 21–45. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/876

Edição

Seção

Artigos