AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: por um procedimento integrado ao ciclo da gestão

Autores

  • Fernanda Carneiro Encarregada de banco de dados na CARITAS Développement Uvira, na República Democrática do Congo (RDC).

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as dificuldades observadasna criação de órgãos públicos responsáveis por avaliar políticaspúblicas em apoio à gestão. A hipótese testada neste artigo temcomo pressuposto que as atividades de avaliação destas políticasse desenvolveram de forma experimental, de acordo com novospadrões de exigência internacionais e enquanto o modelo deEstado assumia novas características, englobando novas funções.A metodologia adotada baseia-se em estudo bibliográfico daavaliação de políticas públicas e de sua institucionalização. Esteartigo busca destacar os desafios encontrados por experts e pelogoverno, quando da avaliação destas políticas, fazendo referência aproblemas também constatados na França. Este país, que inspirouo modelo de Administração Pública no Brasil, também apresentasérias dificuldades em institucionalizar a avaliação das políticaspúblicas de modo a auxiliar na tomada de decisões.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Avaliação. Controle. Gestão.Ministério do Desenvolvimento Social.

Biografia do Autor

Fernanda Carneiro, Encarregada de banco de dados na CARITAS Développement Uvira, na República Democrática do Congo (RDC).

Graduação em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia UniversidadeCatólica de Minas Gerais, Mestrado em Administração Pública na Faculdade de Direitoe Ciências Políticas da Université de Picardie Jules Verne. Encarregada de banco dedados na CARITAS Développement Uvira, na República Democrática do Congo (RDC).

Downloads

Publicado

2013-05-01

Como Citar

Carneiro, F. (2013). AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: por um procedimento integrado ao ciclo da gestão. Perspectivas Em Políticas Públicas, 6(11), 93–129. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/893

Edição

Seção

Artigos