FEDERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: indução e cooperação na formação de consórcios intermunicipais de saúde

Autores

  • Paulo Ricardo Diniz Filho Mestre em Ciências Sociais (PUC - Minas). Doutorando em Ciências Sociais (PUC - Minas). Professor: Fundação Pedro Leopoldo (FPL)/ Fapam/ Centro Universitário Una.

Resumo

Os consórcios intermunicipais de saúde (CIS) são analisadosem seu processo formativo, especialmente no que se refere aoprocesso de seleção dos municípios que farão parte de cada um.Nessa dinâmica, desempenham papel importante o contexto amplodo federalismo brasileiro bem como as políticas do governo estadualde indução à cooperação entre municípios. A configuração territorialdos CIS de Minas Gerais é analisada a partir de distintos conjuntosde fatores de influência, tanto no surgimento de tais iniciativas, nadécada de 1990, quanto no desenvolvimento mais recente de taisinstituições cooperativas.

Palavras-chave: Federalismo. Consórcios intermunicipais.Políticas Púbicas.

Downloads

Publicado

2013-05-01

Como Citar

Diniz Filho, P. R. (2013). FEDERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: indução e cooperação na formação de consórcios intermunicipais de saúde. Perspectivas Em Políticas Públicas, 6(11), 155–199. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/898

Edição

Seção

Artigos