A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO

Autores

  • Adelaide Maria Coelho Baêta Professora do CentroUniversitário de Sete Lagoas – Coordenadora do NCiTI – Núcleo de Estudos emCiência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.
  • Ivan Beck ckagnazaroff Ckagnazaroff professor associado do Departamentode Ciencias Administrativas e do CEPEAD / UFMG.
  • Flávia Maria Coelho Baêta vicecoordenadorado Programa de Pós Graduação do IBMEC – MG
  • Reginaldo de Jesus Carvalho Lima Pesquisador do NCiTI –Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Resumo

Neste trabalho, buscamos refletir sobre o sistema científico emtransformação e as políticas da ciência Tecnologia e Inovação. Emque medida o conceito de Nova Produção do Conhecimento, criadopor Gibbons et al. (1994), ou MODO 2 (HESSELS; LENTE: 2008), éútil para explicar as mudanças que ocorrem na Política de ciênciae Tecnologia? quais são as principais questões quando estamosinteressados na construção do Sistema Nacional de Inovação?Pode-se constatar, na formulação da política de ciência, Tecnologiae Inovação no Brasil, o esforço de aproximação do setor produtorde ciência (Universidades e Centros de Pesquisa) com o setorempresarial, todavia ainda são incipientes os estímulos à construçãointerativa do conhecimento no contexto de sua aplicação. A tesedefendida aqui é que a ciência estratégica ou MODO 2 pode ser deutilidade para a nossa realidade desde que esteja acompanhada dereferenciais que permitam um enriquecimento em termos analíticos ede capacidade de proposição para as realidades em que se pretendeatuar, neste caso as realidades locais.

Palavras-chave: Políticas da ciência Tecnologia e Inovação. NovaProdução do Conhecimento. Sistema Nacional deInovação.

Biografia do Autor

Adelaide Maria Coelho Baêta, Professora do CentroUniversitário de Sete Lagoas – Coordenadora do NCiTI – Núcleo de Estudos emCiência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ – Professora do CentroUniversitário de Sete Lagoas – Coordenadora do NCiTI – Núcleo de Estudos emCiência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Ivan Beck ckagnazaroff Ckagnazaroff, professor associado do Departamentode Ciencias Administrativas e do CEPEAD / UFMG.

Mestre em Administração pela UFMG e doutorado em Doctoral Programme AstonBusiness School - Aston University. Atualmente é professor associado do Departamentode Ciencias Administrativas e do CEPEAD / UFMG.

Flávia Maria Coelho Baêta, vicecoordenadorado Programa de Pós Graduação do IBMEC – MG

Mestre em Administração pelo MPA da Fundação Pedro Leopoldo; vicecoordenadorado Programa de Pós Graduação do IBMEC – MG

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, Pesquisador do NCiTI –Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Doutorando em Administração – CEPEAD / UFMG -Pesquisador do NCiTI –Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Baêta, A. M. C., Ckagnazaroff, I. B. ckagnazaroff, Baêta, F. M. C., & Lima, R. de J. C. (2012). A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO. Perspectivas Em Políticas Públicas, 5(10), 19–40. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/902

Edição

Seção

Artigos