SUBSÍDIOS PARA ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO E DE CAPITAL SOCIAL EM CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Cynthia Rúbia Braga Gontijo Diretora e Professora na Faculdade de Políticas Públicas “TancredoNeves” , Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG).
  • Carmem Lúcia Freitas de Castro

Resumo

No contexto atual, determinados espaços foram institucionalizadospara a participação da Sociedade junto ao Estado na gestão deinteresses públicos. Questionamos como o Estado e a Sociedadetêm criado suportes para subsidiar essa participação de sujeitosnos denominados Conselhos de Políticas Públicas - CPP. Aprodução intelectual sobre o capital social oferece subsídiosbastante significativos para avançarmos na discussão. Contudo,uma questão pouco explorada pela literatura na área se refere àpresença e à capacidade do Estado de influenciar a formação decapital social de indivíduos e de sociedades. Objetivando criaraportes teórico-metodológicos que contribuam para essa discussão,apresentamos, neste trabalho, um panorama da criação dos CPP noBrasil, uma revisão inicial da literatura sobre participação e capitalsocial e, alguns aspectos metodológicos para o desenvolvimento depesquisas na área.

Palavras-chave: Subsídios. Conselhos de Políticas Públicas.Capital social.

Biografia do Autor

Cynthia Rúbia Braga Gontijo, Diretora e Professora na Faculdade de Políticas Públicas “TancredoNeves” , Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG).

Mestre em Educação Tecnológica pelo centro Federal de Educação Tecnológica doEstado de Minas Gerais (CEFET- MG), e, atualmente cursa o Doutorado em Educaçãopela FaE da UFMG. Diretora e Professora na Faculdade de Políticas Públicas “TancredoNeves” , Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG).

Carmem Lúcia Freitas de Castro

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). MBAexecutivo em Gestão de Instituição de Ensino Superior pela Universidade PresidenteAntônio Carlos (UNIPAC). Vice-diretora da Faculdade de Políticas Públicas “TancredoNeves” , Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG).

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Gontijo, C. R. B., & Castro, C. L. F. de. (2012). SUBSÍDIOS PARA ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO E DE CAPITAL SOCIAL EM CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 5(10), 85–110. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/905

Edição

Seção

Artigos