ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS TECNOLÓGICOS COMO UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Daniela Almeida Raposo Torres
  • Adelaide Baeta
  • Marlise Aparecida Loura

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o impacto dos Arranjos ProdutivosLocais – APLs de elevado conteúdo tecnológico como instrumentosefetivos de desenvolvimento regional e de superação do relativoatraso econômico entre e intrarregiões. A partir da abordagemEvolucionária e sua relação com o crescimento e o desenvolvimentoeconômico, este artigo tem por finalidade levantar elementosteóricos capazes de contribuir para esse debate. Concluiu-se queo desenvolvimento de APLs tecnológicos contribui para reduçãodo hiato de crescimento entre regiões e, portanto, representam umimportante instrumento estratégico de desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Arranjos produtivos locais. Sistemas de inovaçõesDesenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Daniela Almeida Raposo Torres

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de SãoJoão del-Rei (DCECO/UFSJ).

Adelaide Baeta

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação (NCiTI) daFAPEMIG e Professora do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).

Marlise Aparecida Loura

Mestre pela Fundação Pedro Leopoldo (MG) e professora de inovação eempreendedorismo na Faculdade Novos Horizontes (MG)

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

Torres, D. A. R., Baeta, A., & Loura, M. A. (2012). ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS TECNOLÓGICOS COMO UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 5(9), 17–41. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/909

Edição

Seção

Artigos