CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Luiza Maria Duarte Eschenazi

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisar o desenvolvimento científicoe tecnológico do Estado de Minas Gerais, partindo da inserçãodo Brasil no processo de globalização, caracterizado como “erado conhecimento”. Tal análise serve de subsídio para destacaroutra concepção de desenvolvimento econômico-social que nãoprioriza apenas o desenvolvimento a partir do avanço econômicoe tecnológico, mas considera como prioridade a sustentabilidadeeconômico-social. Esta concepção, que está centrada no tripéEstado/Mercado/Sociedade Civil, exige uma reformulação dopapel do Estado no que se refere à promoção do desenvolvimentoeconômico e social de um país na implementação da políticade Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (CTI&ES),considerando-se como fundamental as características regionais.É neste sentido que se pretende analisar a construção do sistemade ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais, destacando-seo papel da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de MinasGerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologiae Ensino Superior (SECTES) neste processo.

Palavras-chave: Desenvolvimento científico e tecnológico em MinasGerais. Sustentabilidade econômico-social.FAPEMIG e SECTES.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

Eschenazi, L. M. D. (2012). CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 5(9), 43–78. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/910

Edição

Seção

Artigos