GOVERNANÇA SOCIAL, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Glauco Knopp

Resumo

Neste ensaio são discutidos os conceitos de governança social e território,considerados essenciais à definição, elaboração, implementaçãoe avaliação das políticas públicas voltadas para a promoção dodesenvolvimento. A solução dos problemas sociais requer novas formasde governança (social) que envolvam a cooperação e a atuação conjuntae concertada de atores públicos, privados e os cidadãos. Para que aspolíticas, projetos ou ações públicas promovam desenvolvimento de formamais efetiva é relevante que a prática dessa governança (social) seja emconsonância com a realidade e a dinâmica (territorialidade) dos territóriossobre os quais elas incidem. Conclui-se que ainda é longo o caminho apercorrer na perspectiva de criar, aperfeiçoar, fortalecer e institucionalizarmecanismos e estruturas inovadoras de atuação democráticas para asolução dos problemas e o atendimento das demandas sociais.

Palavras-Chave: Governança Social. Território. Desenvolvimento

Biografia do Autor

Glauco Knopp

Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV);Docente Colaborador na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho,Fundação João Pinheiro; Professor Convidado na Fundação Dom Cabral.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Como Citar

Knopp, G. (2011). GOVERNANÇA SOCIAL, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO. Perspectivas Em Políticas Públicas, 4(8), 53–74. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/916

Edição

Seção

Artigos