O PROGRAMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS: a indução de territorialidades à ação pública.

Autores

  • Alan Ferreira de Freitas
  • Marcelo Miná Dias Mestre em Extensão Rural; Professor da Universidade Federal de Uberlândia/Minas Gerais/ Brasil.
  • Alair Ferreira de Freitas

Resumo

Este trabalho descreve e analisa o Programa Nacional de DesenvolvimentoSustentável de Territórios Rurais criado no âmbito do Ministério doDesenvolvimento Agrário. A criação do programa sinaliza para um novorecorte geográ)co para )ns de implementação de políticas públicas, osterritórios rurais. Buscou-se identi)car os modos como o Estado procurainstitucionalizar práticas para construir acordos comuns e uma dinâmicade interação que garanta a operacionalização das políticas. Constata-seque a política territorial criada pelo Estado pode ser apontada como umapolítica diferenciada que surge no âmbito de transformações do ruralbrasileiro e representa a institucionalização das reivindicações de setorespopulares, di)cilmente “escutados” pelos formuladores de políticas.

Palavras-chave: Estado. Políticas Públicas. Territórios Rurais.

Biografia do Autor

Alan Ferreira de Freitas

Mestre em Extensão Rural; Professor da Universidade Federal de Uberlândia/Minas Gerais/Brasil.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

Freitas, A. F. de, Dias, M. M., & Freitas, A. F. de. (2010). O PROGRAMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS: a indução de territorialidades à ação pública. Perspectivas Em Políticas Públicas, 3(6), 24–55. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/927

Edição

Seção

Artigos