LAS GATED COMMUNITIES COMO EXPRESSÃO DOS NOVOS CONTEXTOS URBANOS E SOCIOCULTURAIS: um estado da questão.

Autores

  • José Prada Trigo

Resumo

Este artigo analisa o fenômeno das gated communities desde diferentesperspectivas. Em primeiro lugar, percorre o histórico da origem e de&niçãodo conceito, pondo em evidência as múltiplas maneiras de denominar essasáreas residenciais fechadas. A continuação, apresenta uma interpretação geral do auge dessas urbanizações com base em três processos globais: ocontexto sociocultural e econômico da pós-modernidade, a fragmentaçãoe especialização de espaços urbanos e o incremento do medo e dainsegurança entre os cidadãos. Após, faz constar o aumento da importânciae da extensão das gated communities ao largo do planeta. O artigo &nalizaexpondo, brevemente, a maneira como esse fenômeno se re,etiu naliteratura e no cinema, por meio de vários exemplos.

Palavras-chave: Gated communities. Medo. Pós-modernidade. Fragmentaçãourbana.

Biografia do Autor

José Prada Trigo

Profesor investigador del Instituto de Economía, Geografía y Demografía, Centro de CienciasHumanas y Sociales, Universidad Complutense de Madrid, España; Miembro de ConsejoSuperior de Investigaciones Cientí_cas, Madrid, España.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

Trigo, J. P. (2010). LAS GATED COMMUNITIES COMO EXPRESSÃO DOS NOVOS CONTEXTOS URBANOS E SOCIOCULTURAIS: um estado da questão. Perspectivas Em Políticas Públicas, 3(6), 56–75. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/928

Edição

Seção

Artigos