A LONGA CAMINHADA ATÉ A REVOLUÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: análise da implementação das Políticas de TIC na Educação a partir da experiência do Plano Ceibal e do Modelo “Um a Um” no Uruguai.

Eduardo Rodríguez Zidán, Fabián Alejandro Teliz

Resumo


A implementação de políticas para incorporar as Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) aos sistemas educativos de nossas sociedades latino-americanas é uma das consecuções mais significativas dos últimos 20 anos. Neste, estudo, nosso propósito é realizar uma análise do Plano Ceibal/Uruguai sob três perspectivas. Em primeiro lugar, apresentamos um estudo descritivo das principais investigações realizadas, até o momento, sobre os primeiros resultados oriundos da implementação do Plano Ceibal na educação primária pública. Posteriormente, a partir da revisão de contribuições teóricas e dos resultados de investigações feitas na região, examinamos a relação entre as políticas TICs e os sistemas educativos. Finalmente, discutem-se as diversas estratégias e alternativas para a melhoria nas aprendizagens, no ensino e na inclusão social a partir da introdução de computadores pessoais XO na educação pública uruguaia.

Palavras-chave: Mudança na educação. Plano Ceibal no Uruguai. Políticas TIC para a s escolas.


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