POR QUE O ABISMO ENTRE A LEI E A REALIDADE? Códigos, relações e valores construídos por adolescentes em conflito com a lei e privação de liberdade.

Autores

  • Rilda Bezerra de Freitas

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise das relações construídas no Centro Educacional São Miguel – unidade de internato da extinta Fundação do Bem-estar do Menor do Ceará, instituição destinada ao cumprimento de medida socioeducativa de privação da liberdade para adolescentes do sexo masculino, enfatizando o abismo existente entre a lei ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) e  a realidade do trabalho desenvolvido com jovens em conflito com a lei. Propõe-se a entender a rede de sociabilidade construída neste espaço, descrevendo seu sistema de valores ou “habitus”, relacionados à coragem, vingança e honra, enquanto referentes culturais inscritos na lógica do conflito com a lei.

Palavras-chave: Adolescentes em conflito com a lei. Códigos. Internato masculino. Privação de liberdade. Valores.

Biografia do Autor

Rilda Bezerra de Freitas

Assistente Social, Socióloga, Doutora e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de do Ceará

Downloads

Publicado

2011-05-01

Como Citar

Freitas, R. B. de. (2011). POR QUE O ABISMO ENTRE A LEI E A REALIDADE? Códigos, relações e valores construídos por adolescentes em conflito com a lei e privação de liberdade. Perspectivas Em Políticas Públicas, 4(7), 79–98. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/935

Edição

Seção

Artigos