FEDERALISMO COOPERATIVO BRASILEIRO: implicações na gestão da educação municipal.

Autores

  • Jean Mário Araújo Costa
  • Maria Couto Cunha
  • Rosemeire Baraúna M. de Araújo

Resumo

As características do modelo federalista adotado pelo Estado brasileirosão o tema central deste artigo. Especicamente, abordamos as questõesrelacionadas à educação através do viés da cooperação estabelecida em leie que envolve as instâncias federal, estadual e municipal. O texto resulta deum levantamento bibliográco que objetivou a compreensão do federalismoem seu aspecto conceitual, sua relação com o processo de descentralizaçãoe, principalmente, as relações intergovernamentais advindas dessa formade organização, enfocando as implicações para a gestão da educaçãomunicipal. As discussões apresentadas à luz da literatura demonstraramque, apesar dos avanços oriundos da Constituição de 1988 e da LDBENde 1996, o pacto federativo ainda apresenta muitos desaos no tocante àcooperação para promover a educação nacional, situação que tem geradoimplicação para os municípios brasileiros, instância que mantém relaçõesde proximidade com a população e suas demandas.Palavras-chave: Educação municipal. Federalismo. Relações intergovernamentais

Biografia do Autor

Jean Mário Araújo Costa

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação daUniversidade Federal da Bahia

Maria Couto Cunha

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Rosemeire Baraúna M. de Araújo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação daUniversidade Federal da Bahia

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Publicado

2010-05-01

Como Citar

Costa, J. M. A., Cunha, M. C., & Araújo, R. B. M. de. (2010). FEDERALISMO COOPERATIVO BRASILEIRO: implicações na gestão da educação municipal. Perspectivas Em Políticas Públicas, 3(5), 43–62. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/943

Edição

Seção

Artigos