NOVAS TENDÊNCIAS ORGANIZACIONAIS EM INSTITUIÇÕES DE I+D DE GESTÃO PÚBLICA

Autores

  • María Inés Gonzalez Carella
  • Alicia Inés Zanfrillo

Resumo

O propósito deste trabalho é identicar e caracterizar fatores que incidemno desenvolvimento dos processos de inovação em organizações públicascom tradição burocrática. Para esse m selecionamos uma instituiçãode I+D, o Centro Regional La Pampa – San Luis, do Instituto Nacional deTecnologia Agropecuária (INTA), pertencente ao Sistema Nacional deInovação. Sustentamos que as instituições de educação superior e as deI+D, tradicionalmente burocráticas, não constituem um âmbito propícioao desenvolvimento de inovação; pelo contrário, precisam ser dotadas deexibilidade para se adequar ao seu entorno e atender ecazmente a suasdemandas. Este trabalho consiste em um estudo do tipo exploratório arespeito do reconhecimento de fatores que, ao formar parte do capital inicialdas organizações, podem traduzir-se no desenvolvimento de estratégiasorganizacionais inovadoras. A coleta de dados se realizou no Centro RegionalLa Pampa % San Luis, do INTA, na cidade de Santa Rosa. Foram realizadas14 entrevistas com autoridades, investigadores, extensionistas e bolsistasde investigação. A pauta de trabalho se estruturou com base no modeloproposto por Goya (2002), que contém seis dimensões as quais dão conta dacapacidade inovadora das organizações: relação com o entorno, mudançasestruturais, trajetória institucional, sentido da inovação, capacidade dosagentes e mudanças de processos.

Palavras-chave: Inovações. Desenvolvimento de estratégias organizacionais.Relação com o entorno.

Biografia do Autor

María Inés Gonzalez Carella

Doctoranda en Tecnología Educativa, E-learning y Gestión del Conocimiento en la Universitatde les Illes Balears; Investigadora y Profesora Adjunta en la Facultad de Ciencias Económicas ySociales de la Universidad Nacional de Mar Del Plata.

Alicia Inés Zanfrillo

Profesora Adjunta en la Facultad de Ciencias Económicas y Sociales de la UniversidadNacional de Mar Del Plata.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

Carella, M. I. G., & Zanfrillo, A. I. (2010). NOVAS TENDÊNCIAS ORGANIZACIONAIS EM INSTITUIÇÕES DE I+D DE GESTÃO PÚBLICA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 3(5), 78–93. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/945

Edição

Seção

Artigos