OS DILEMAS DA GOVERNANÇA FRENTE À SEGURANÇA E À VIOLÊNCIA ESCOLAR: reflexões sobre a experiência mexicana atual.

Autores

  • Ursula Zurita Rivera

Resumo

O artigo parte da ideia de que a governança implica em que metas sãoestabelecidas coletivamente e, por isso, múltiplos atores participam da elaboração e execução de políticas públicas com vistas a problemascomplexos cuja solução requer esse tipo de colaboração. Essas exposiçõesse usam para analisar o Programa Escola Segura, implementado desde2007 nas escolas públicas de educação básica no México. Embora agovernança pareça ser a opção mais adequada para construir e pôr emmarcha iniciativas para a prevenção e eliminação da violência nas escolas eem seu entorno, o trabalho mostra que a colaboração de numerosos atorespode acentuar algumas diculdades na concepção do problema público,no estabelecimento de prioridades da política e no desenvolvimentode diversos processos de participação que pressupõem seu desenho eimplementação.

Palavras-chave: Governança. Segurança e violência escolar. ProgramaEscola Segura. Atores participantes. México.

Biografia do Autor

Ursula Zurita Rivera

Profesora-investigadora y coordinadora de la Maestría en Ciencias Sociales de la FacultadLatinoamericana de Ciencias Sociales-FLACSO - México. Evaluadora de los Fondos Sectorialesde Investigación en Educación Básica de la SEP-CONACYT Actualmente es miembro delSistema Nacional de Investigadores del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología/México

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Publicado

2015-08-28

Como Citar

Rivera, U. Z. (2015). OS DILEMAS DA GOVERNANÇA FRENTE À SEGURANÇA E À VIOLÊNCIA ESCOLAR: reflexões sobre a experiência mexicana atual. Perspectivas Em Políticas Públicas, 3(5), 94–129. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/946

Edição

Seção

Artigos