EFAS E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO MÉDIO JEQUITINHONHA
Resumo
O presente artigo é resultado de estudo sobre as Escolas Famílias Agrícolas(EFAs) e análise sobre o uso da Pedagogia da Alternância(PA) no MédioJequitinhonha, Minas Gerais, Brasil. Consideramos que a forma comoa sociedade brasileira vem respondendo à demanda por educação daspopulações que vivem no campo revela sua incapacidade histórica deatender às necessidades e especicidades desses segmentos sociais. Aresposta para os problemas da educação no campo demanda uma visãomais abrangente do contexto social, econômico, político e cultural dascomunidades rurais e, acima de tudo, demanda um diálogo profundo ehonesto com as comunidades. Lideranças do movimento dos trabalhadoresrurais, pais e alunos têm apontado a PA como um modelo possível para aeducação no campo, já que possibilita uma vinculação mais efetiva entreas atividades teóricas e práticas do processo de formação, aproximando ocontexto educacional do contexto de vida e das possibilidades prossionaisdo aluno. Estudar o papel das EFAs no contexto do Vale do Jequitinhonhanão pode prescindir de eleger alunos, pais, monitores e lideranças comoos avaliadores legítimos de seus resultados. Agregamos a isso um olharexterno buscando contribuir para delinear contornos ainda pouco denidos,considerando que as EFAs incidem sobre condições fundamentais para areprodução social da agricultura familiar e para um processo sustentado dedesenvolvimento territorial.
Palavras-chave: Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância. Valedo Jequitinhonha.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.