EFAS E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO MÉDIO JEQUITINHONHA

Autores

  • Claudia Luz de Oliveira
  • Maria Helena de Souza Ide Ide

Resumo

O presente artigo é resultado de estudo sobre as Escolas Famílias Agrícolas(EFAs) e análise sobre o uso da Pedagogia da Alternância(PA) no MédioJequitinhonha, Minas Gerais, Brasil. Consideramos que a forma comoa sociedade brasileira vem respondendo à demanda por educação daspopulações que vivem no campo revela sua incapacidade histórica deatender às necessidades e especicidades desses segmentos sociais. Aresposta para os problemas da educação no campo demanda uma visãomais abrangente do contexto social, econômico, político e cultural dascomunidades rurais e, acima de tudo, demanda um diálogo profundo ehonesto com as comunidades. Lideranças do movimento dos trabalhadoresrurais, pais e alunos têm apontado a PA como um modelo possível para aeducação no campo, já que possibilita uma vinculação mais efetiva entreas atividades teóricas e práticas do processo de formação, aproximando ocontexto educacional do contexto de vida e das possibilidades prossionaisdo aluno. Estudar o papel das EFAs no contexto do Vale do Jequitinhonhanão pode prescindir de eleger alunos, pais, monitores e lideranças comoos avaliadores legítimos de seus resultados. Agregamos a isso um olharexterno buscando contribuir para delinear contornos ainda pouco denidos,considerando que as EFAs incidem sobre condições fundamentais para areprodução social da agricultura familiar e para um processo sustentado dedesenvolvimento territorial.

Palavras-chave: Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância. Valedo Jequitinhonha.

Biografia do Autor

Claudia Luz de Oliveira

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil (UFMG); Docente daUniversidade Estadual de Montes Claros/MG/Brasil (UNIMONTES).

Maria Helena de Souza Ide Ide

Doutora em Educação pela Georg August Universität Götingen; Docente da UniversidadeEstadual de Montes Claros/ MG/ Brasil(UNIMONTES).

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

Oliveira, C. L. de, & Ide, M. H. de S. I. (2009). EFAS E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO MÉDIO JEQUITINHONHA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(4), 24–38. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/952

Edição

Seção

Artigos