COMO APRENDER A PARTIR DA PRÁTICA? Conceitos básicos e metodológicos para a sistematização de experiências de desenvolvimento.

Autores

  • Esteban Tapella

Resumo

A sistematização é um processo de aprendizagem a partir da prática. Aaprendizagem é o processo através do qual se criam ideias, informações,crenças, valores e atitudes. A maneira pela qual aprendemos molda a e o conhecimento de que necessitamos. A reexão crítica sobre nossaintervenção e a aprendizagem desde a nossa experiência levam à criaçãode novas ideias e conhecimentos para melhorar a prática futura. Esteartigo apresenta conceitos básicos e considerações metodológicas sobresistematização de experiências de desenvolvimento. Dirige-se a pro&ssionaisrelacionados com o desenho e a implementação de políticas públicase sociais na América Latina. A conclusão central é que o conhecimentogerado através de um processo de sistematização certamente contribuipara a compreensão melhor do impacto do nosso trabalho, os efeitos danossa intervenção e a maneira como ocorrem as mudanças.

Palavras-chave: Sistematização. Aprendizagem. Desenvolvimento.Políticas públicas.

Biografia do Autor

Esteban Tapella

Trabajador Social y MSc en Development Sutudies ;Profesor e investigador del Instituto deInvestigaciones Socioeconómicas, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de SanJuan, Argentina.

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

Tapella, E. (2009). COMO APRENDER A PARTIR DA PRÁTICA? Conceitos básicos e metodológicos para a sistematização de experiências de desenvolvimento. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(4), 69–94. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/955

Edição

Seção

Artigos