FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO E A DISTÂNCIA

Autores

  • Juliana Cordeiro Soares Branco
  • Maria Rita Neto Sales Oliveira

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a discussãoda formação prossional do docente desenvolvida por meio da Educaçãoa Distância (EaD) em serviço. Com base em resultados relativos a estudoteórico e empírico sobre o tema, destacam-se as condições de trabalho e deformação do professor em serviço e a distância, as formas de organizaçãodas cursistas para o estudo, diculdades e facilidades vividas por elasdurante o curso, em que medida essa formação trouxe aprendizagensnovas e os motivos de realização do curso. Como campo empírico, optousepor entrevistar as professoras cursistas e ex-cursistas do Projeto Veredasda Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e do Curso deLicenciatura em Educação Básica – anos iniciais – do Centro de EducaçãoAberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto/Minas Gerais.A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo descritivo que envolveu:análise da bibliograa que trata do tema da pesquisa, estudo da legislaçãovigente sobre o assunto e a realização de 23 entrevistas semiestruturadascom as citadas professoras em exercício. As professoras cursistas e excursistasrelataram suas diculdades em relação à dedicação aos estudospor precisarem dividir seu tempo diário entre as atividades do magistério,do estudo e as domésticas. Entre outras diculdades, que superaram asfacilidades, as mestras apontam, sobretudo, a diculdade de comunicaçãoentre instituição e cursistas, o fato de o tutor não demonstrar conhecimentoespecíco de todos os conteúdos e a sua ausência no dia a dia. A facilidadeexpressiva gira, especicamente, em torno do tempo e do espaço – exíveis– de estudo. Junto a isso, os cursos em pauta proporcionaram novas aprendizagens segundo todas as entrevistadas. Apesar disso, as professorascursistas participaram da EaD em serviço para atenderem à exigência legalde formação superior para o magistério.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Trabalhodocente. Projeto Veredas. Curso de Licenciatura em Educação Básica.

Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de MinasGerais/Brasil (CEFET-MG); Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação/UniversidadeFederal de Minas Gerais/Brasil (FAE/UFMG).

Maria Rita Neto Sales Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ(UFF) e estágio pósdoutoraljunto ao Groupe Interdisciplinaire de Recherche sur la Socialisation, l’Education et LaFormation da Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Professora Adjunta do Departamentode Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais /Brasil (FAE/UFMG).

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

Branco, J. C. S., & Oliveira, M. R. N. S. (2009). FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO E A DISTÂNCIA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(4), 95–119. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/956

Edição

Seção

Artigos