ELEMENTOS PARA ANALISAR A POLÍTICA DE ESQUERDA: caracterização e reconhecimento de desafios comuns.

Autores

  • Tania Hogla Rodríguez Mora

Resumo

As identidades ideológicas não só não desapareceram, mas se redeniram ese revitalizaram. O projeto da esquerda adquiriu novos e diversos conteúdos,e é preciso analisar os elementos de continuidade e de ruptura existentesnele e em suas estratégias políticas. No artigo se delineia um esquemade análise para identicar e caracterizar as identidades da esquerda e sebusca descobrir alguns dos dilemas ideológicos e estratégicos clássicos dosseus atores, assim como se investiga a maneira como esses dilemas foramassumidos e redenidos pela esquerda na América Latina. Para atingir esses objetivos, propõe-se um modelo de análise que elaboratipos ideais de ação política que permitem reconstruir a especicidadehistórica das forças de esquerda na região.

Palavras-chave: Estratégia política. Esquerda. Partidos políticos. Socialismo.

Biografia do Autor

Tania Hogla Rodríguez Mora

Doctora en Ciencias Sociales por El Colegio de México; Profesora-investigadora de laUniversidad Autónoma de la Ciudad de México.

Downloads

Publicado

2009-11-01

Como Citar

Mora, T. H. R. (2009). ELEMENTOS PARA ANALISAR A POLÍTICA DE ESQUERDA: caracterização e reconhecimento de desafios comuns. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(4), 120–139. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/958

Edição

Seção

Artigos