ECONOMIA SOLIDÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: uma análise de dois programas de Gestão Pública no Brasil.

Autores

  • Sandro Pereira Silva

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal buscar elementos para ade#nição de políticas públicas de fomento à economia solidária voltadaspara o desenvolvimento de comunidades que se vêm em di#culdadespor causa do desemprego ou trabalho precário. Como objetoempírico, analisou-se as concepções e processos de implementaçãodos programas de economia solidária do Governo do Estado do RioGrande do Sul (1998/2002) e da Prefeitura Municipal de São Paulo(2001/2004). As principais di#culdades diagnosticadas nesses programasreferem-se principalmente à di#culdade em conjugar vontade política,disponibilidade dos recursos necessários e adesão popular. Porém, estesprogramas podem ser considerados como experiências pioneiras nade#nição de políticas públicas de fomento à economia solidária, queatualmente encontra-se inserida em diversas esferas do poder públicono Brasil.Palavras-chave: Políticas Públicas. Desenvolvimento Local. Cooperativismo.

Downloads

Publicado

2009-05-01

Como Citar

Silva, S. P. (2009). ECONOMIA SOLIDÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: uma análise de dois programas de Gestão Pública no Brasil. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(3), 45–67. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/965

Edição

Seção

Artigos