PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E POLÍTICAS SOCIAIS: nexos, potencialidades e desafios.

Autores

  • Teresinha Rodrigues de Oliveira

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório em que a participação cidadãnas políticas sociais é o objeto de análise, com foco no crescentereconhecimento da importância dessa premissa na formulação e gestãode programas sociais. Emerge na tentativa de se encontrar explicaçõesrelativas aos modelos teóricos e metodológicos comumente utilizadosno campo da gestão e da avaliação de políticas sociais, à vista darecente expansão das políticas sociais no Brasil, acompanhada de umaefervescência de modalidades de programas sociais, o que requer odesenvolvimento de uma maior acuidade analítica para a compreensãodos seus objetivos e alcances. Nesse sentido, a partir de um recorteteórico-metodológico, discutem-se diferentes concepções, razões,potencialidades e possibilidades da participação social, destacando-seos principais atores em cena no ambiente das políticas sociais no Brasil.Recorre-se, também, a alguns exemplos, ainda que de forma tangencial,dos recursos que veem sendo utilizados para efetivação da participaçãono contexto de programas de cunho territorializado.

Palavras-chave: Participação Cidadã. Políticas Sociais. MovimentosSociais. Gestão de Programas Sociais. Avaliação de Políticas Sociais.

Biografia do Autor

Teresinha Rodrigues de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutoranda emEducação, no Programa de Formação Avançada em Educação,da Universidad de La Empresa/Montevidéu/Uruguai; Professora de Ensino Superior da Universidade do Estado de MinasGerais, atualmente, na Direção da Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, Campusde Belo Horizonte/UEMG.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Oliveira, T. R. de. (2015). PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E POLÍTICAS SOCIAIS: nexos, potencialidades e desafios. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(3), 116–145. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/968

Edição

Seção

Artigos