TAXONOMIA PARA APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • José Francisco Bernardes
  • Pedro Antônio de Melo

Resumo

A reflexão apresentada neste artigo busca contribuir para a discussão dosconceitos de aplicação de taxionomias para a análise da gestão doconhecimento na administração pública e privada, destacando anecessidade de incrementar os processos de desenvolvimento depolíticas de gestão do conhecimento e avaliando se essas políticas estãosendo aplicadas coerentemente com as necessidades das instituiçõespúblicas e privadas, que resultados elas estão objetivando e que nívelelas estão atingindo para a disseminação do conhecimento institucional.O artigo discute taxionomia como uma estratégia competitiva e deaprendizagem organizacional na gestão do conhecimento. Trata-se deuma pesquisa de casos múltiplos com preenchimento de formulárioespecífico com uma escala elaborada pelo autor. Nos resultadospercebe-se a busca e o entendimento de como as sinergias entre essastécnicas ou práticas de continuidade do conhecimento podem estimularuma cadeia de agregação de valor em conhecimento e influenciar,positivamente, a promoção da capacidade de inovar e dacompetitividade nas instituições públicas e privadas na nova sociedadedo conhecimento.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Gestão pública e privada;Taxonomia.

Biografia do Autor

José Francisco Bernardes

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento daUniversidade Federal de Santa Catarina ; Instituto de Pesquisas e Estudos em AdministraçãoUniversitária – INPEAU/ UFSC.

Pedro Antônio de Melo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UniversidadeFederal de Santa Catarina; Professor Titular UFSC; Pesquisador do Instituto de Pesquisas eEstudos em Administração Universitária – INPEAU/ UFSC.

Downloads

Publicado

2013-05-01

Como Citar

Bernardes, J. F., & Melo, P. A. de. (2013). TAXONOMIA PARA APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 1(1), 83–100. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/985

Edição

Seção

Artigos