MOVIMENTOS SOCIAIS E PODER LOCAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DOS CONSELHOS PARTICIPATIVOS NAS LUTAS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcia Soares de Alvarenga

Resumo

Neste artigo, buscamos problematizar as relações que envolvem poderlocal e movimentos sociais e suas repercussões na democratização egestão das políticas públicas educacionais. Interrogamos em quemedida o paradigma da democracia representativa seguido pelosespaços participativos institucionalizados, em particular os ConselhosMunicipais de Educação, tem criado novas condições à construção econcretização de políticas públicas educacionais. Tendo como campoempírico de nossas investigações um município localizado no lestemetropolitano do Rio de Janeiro, analisamos alguns limites e desafiosque afetam a dinâmica da participação institucionalizada, os conflitos esentidos em disputa na implementação das políticas educacionais queassegurem o direito à educação das classes populares.

Palavras-chave: Poder local. Movimentos Sociais. Direito à educação.Conselhos Participativos. Conselhos Municipais de Educação.

Biografia do Autor

Marcia Soares de Alvarenga

professora adjunta da Faculdade de Formação deProfessores/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2008-05-01

Como Citar

Alvarenga, M. S. de. (2008). MOVIMENTOS SOCIAIS E PODER LOCAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DOS CONSELHOS PARTICIPATIVOS NAS LUTAS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Perspectivas Em Políticas Públicas, 1(1), 115–131. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/987

Edição

Seção

Artigos