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Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

Instruções aos autores
A Revista Transverso divulga trabalhos originais na forma de artigos, dossiês, resenhas, ensaios visuais e relatos de experiências que contemplem temas relacionados ao design, as artes visuais, a arquitetura e a cultura material e imaterial a partir dos seus vínculos transdisciplinares e interlocuções com as áreas de Letras e as Ciências Humanas e Sociais.
A Revista Transverso publicará:
a) ARTIGOS: textos inéditos sobre assuntos compreendidos, segundo os critérios do autor, no eixo editorial da publicação;
b) DOSSIÊS TEMÁTICOS: conjunto de trabalhos (artigos, ensaios, relatos de experiência, resenhas e entrevistas) referentes a um tema específico, lançado pelo Conselho Editorial, dentro da temática geral da revista.
c) ENSAIOS VISUAIS: apresentações elaboradas sob um ponto de vista pessoal e subjetivo a partir de montagem livre de imagens (fotografias, pinturas, desenhos, ilustrações, colagens, etc), acompanhadas de texto sintético também livre, de caráter científico, literário ou artístico. Os ensaios visuais devem ser especialmente concebidos para a publicação na revista. d) RESENHAS: revisões críticas de livros nacionais ou estrangeiros, nos campos do design, arte, arquitetura, cultura e sociedade, exposições de arte e filmes. As resenhas devem resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo contribuição teórica, crítica ou científica ao campo. O tempo da obra a ser resenhada deverá ser de no máximo um ano do lançamento se nacional e três anos para livro estrangeiro.
e) RELATOS DE EXPERIÊNCIA contextualizados, objetivos e com aporte teórico que contribuam de forma relevante para a área de atuação do design e da arte, trazendo motivações ou metodologias para as ações tomadas e as considerações e impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a experienciou. Deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. Isto é, o relato não deve ser apenas descritivo, mas estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico.
Submissão, recepção e emissão do parecer de propostas: 1. As submissões são restritas a apenas 1 (uma) proposta por autor e/ ou coautor por edição
2. As submissões são constituídas pelo material proposto (artigo, resenha, relato de experiência ou ensaios visual) sem identificação do(s) autor(es) e pela página de encaminhamento.
3. A página de encaminhamento (em separado) deve indicar: título do artigo em caixa alta e negrito (até 70 caracteres); nome do(s) autor(es); resumo(português), abstract(inglês) e resumen(espanhol) do artigo (em torno de 120 palavras cada) e cinco palavras-chave. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto. Todos os autores devem ser identificados com endereço institucional e residencial completo, telefones, email e sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras para cada autor). Fonte Arial 12, entrelinhas simples, um espaço entre parágrafos. 4. Os trabalhos poderão ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

5. A Revista somente recebe artigos quando os editais estiverem abertos. As datas de recepção podem ser consultadas na página web das revistas da Universidade do Estado de Minas Gerais http://revista.uemg.br/ e na página da Escola de Design http://www.ed.uemg.br/.
6. Os artigos devem ser enviados pela plataforma de gestão de conteúdos, pelo link disponibilizado na página web da Revista; em casos excepcionais, ao e-mail da Revista. 7. O conteúdo das submissões, a originalidade e ineditismo da proposta submetida, serão de inteira responsabilidade dos autores. 8. A responsabilidade pela permissão de uso de materiais protegidos por Direitos Autorais é exclusiva dos autores;
9. Os textos submetidos à Revista não podem estar simultaneamente em processo de avaliação em outro periódico.
10. Quando o material é recebido, é informado imediatamente o seu recebimento e a Equipe Editorial procede à conferência quanto ao cumprimento dos requisitos básicos, bem como sua pertinência para estar na publicação.
11. Os trabalhos que passam pela conferência da Equipe Editorial são submetidos à ferramenta de detecção de plágio. Se for detectado total ou parcialmente plágio, o texto não será enviado aos pareceristas e os autores serão notificados sobre a recusa.
12. Os trabalhos que passarem pela ferramenta de detecção de plágio serão submetidos a um processo de emissão de parecer sob a responsabilidade de dois membros do Conselho Editorial.
13. Durante a avaliação, tanto o nome dos autores quanto o dos pareceristas serão mantidos no anonimato.
14. Os trabalhos que receberem melhor avaliação são remetidos pela Equipe Editorial aos autores para que estes realizem as alterações, se indicadas, no prazo previamente estipulado. Não serão fornecidos aos autores os pareceres sobre os artigos.
15. A decisão final de publicar ou recusar um trabalho é da Equipe Editorial, tendo como base as alterações solicitadas e realizadas e cumprimento dos prazos.
16. Durante o processo de avaliação e edição, os autores podem ser consultados para resolver dúvidas. O meio de comunicação será o e-mail.
17. A Revista conta com processos de diagramação de acordo com o desenho gráfico (layout) de cada publicação. 18. Após a publicação, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação dos trabalhos; 19. As contribuições aprovadas, mas não publicadas, poderão ser aproveitadas em edições (números) subsequentes da revista, caso seja de interesse dos autores. 20. A revisão ortográfica, gramatical e a adequação às normas da ABNT são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Observação: a Equipe Editorial não se responsabilizará pelo não recebimento de comunicações dos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores.
Normas para editoração dos textos e imagens
1. Os artigos (incluindo resumo, notas de rodapé, referências, quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas) devem conter até 20 mil caracteres com espaços.

2. As resenhas (incluindo bibliografia, se houver) devem conter de 4 a 6 mil caracteres, com espaços. O texto deve ser antecedido pelos dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano), da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término) ou do filme (título original, ano, diretor, local, produtora)
3. Os relatos de experiência (incluindo resumo, notas de rodapé, referências, quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas) devem conter até 12 mil caracteres com espaços. 4. O ensaio visual deve conter apresentação da proposta em até 2000 caracteres com espaços e deve respeitar o limite máximo de 10 páginas, podendo ter até duas imagens por página.
5. O documento deve ser apresentado em Word (.doc ou .docx), fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, um espaço entre parágrafos. O formato da página é A4 com margens de 2 cm inferior e a direta e 3 cm superior e a esquerda..
6. Notas de rodapé devem estar em fonte 10, espaçamento simples, alinhadas a esquerda e numeradas com caracteres arábicos.
7. Na primeira página dos artigos e relatos de experiência, deve aparecer o título (até 70 caracteres), um resumo e cinco palavras-chave em espanhol, português e inglês de, no máximo, 120 palavras cada, em fonte Arial 12, entrelinhas simples e um espaço entre parágrafos. (Os mesmos itens da página de encaminhamento sem constar os dados dos autores).
8. As subdivisões no corpo do texto (capítulos, subcapítulos, subtítulos primários etc.) devem estar em números arábicos, exceto a introdução e a conclusão.
9. Os termos em latim e as palavras estrangeiras devem estar em itálico.
10. Quando forem usadas siglas, explicá-las na primeira vez que surgirem. Nas seguintes menções, usar somente a sigla ou a abreviatura.
11. As citações textuais, curtas devem vir entre aspas no decorrer do texto quando tiverem até três linhas. As citações textuais que ultrapassarem três linhas devem ser colocadas como citação longa, sem aspas, com espaço entrelinhas simples, corpo 10 e recuadas em 4 cm a partir da esquerda.
12. Os parágrafos não tem recuo e devem vir com 1 (um) espaço entre um e outro.
13. Quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas devem estar referenciados e explicados no corpo do texto. Além disso, devem conter títulos, estar numerados na sequência e acompanhados por suas respectivas legenda e fonte. Localizam-se preferencialmente logo após o parágrafo em que forem mencionados.
14. As imagens devem estar dispostas no corpo do texto, em formato jpg, em 300 dpi, com lado menor de até 10cm; devem ser acompanhadas de especificação técnica (título, autor, ano e fonte) e serem numeradas (Figura 01, Figura 02…). É responsabilidade do autor entregar a autorização para a publicação das imagens que assim exigirem.
Referências
1. No final do artigo, devem estar as referências bibliográficas, escritas em Arial, corpo 10, espaço de entrelinhas simples.
2. As referências bibliográficas deverão ser completas, dispostas em ordem alfabética de sobrenome de autor e cronológica para títulos do mesmo autor, atendendo-se às regras a seguir especificadas:
a) Citação de artigo de revista deverá conter: autor do artigo (SOBRENOME, Nome), título do artigo, título da revista em negrito, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano.
b) Citação de capítulo de livro deverá conter: autor do capítulo (SOBRENOME, Nome), título do capítulo, organizador da coletânea, título do livro em negrito, número da edição (somente a partir da segunda), local de publicação, editora, ano, página inicial e final do capítulo.
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In. SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, p. Y-Z,
c) Citação de livro deverá conter: autor, título em negrito, número da edição (somente a partir da segunda), local de publicação, editora, ano, número total de páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, Y p.
d) Para a referência de qualquer tipo de documento obtido em meio eletrônico, deve-se proceder da mesma forma como foi indicado para as obras convencionais, acrescentando o URL completo do documento na Internet, entre os sinais < >, antecedido da expressão Disponível em: e seguido da informação Acesso em:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano. Disponível em: <http://www>. Acesso em: dia mês ano.
Endereço para correspondência
Revista Transverso
Escola de Design da UEMG
Centro de Extensão - 6º andar
Avenida Presidente Antônio Carlos, 7545 – São Luiz Belo Horizonte, MG – CEP 31275-083
E-mail: revista.transverso@uemg.br

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons


1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado


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