E ASSIM SE ADORNAVAM OS MORADORES DA COMARCA DO RIO DAS VELHAS: CULTURA MATERIAL NAS MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII

Autores

  • Luiz Henrique Ozanan de Oliveira UEMG/ED

Resumo

O ato de adornar iniciou-se na África entre 100 mil e 50 mil anos, com os primeiros ornamentos, contas de colares (conchas, ossos e mesmo madeira), e são, ao lado das manifestações artísticas, os principais marcadores do desenvolvimento da cognição nos seres humanos modernos, já que indicam a emergência do processo de simbolização. Desde então os artefatos para esse fim foram tomando formas diferenciadas. Outros materiais entraram em cena alterando as formas, os tipos, as funções. O que seria um simples ornamento foi (re) apropriado de maneira diferente, transformando em amuleto, talismã ou utilizado com reserva de valor, por exemplo. Este texto é fruto de uma investigação sobre as joias mais utilizadas na antiga cabeça da Comarca do Rio das Velhas, atual Sabará. Para esse artigo, foram lidos os inventários e testamentos que estão sob a responsabilidade do Museu do Ouro, e podem ser consultados na Casa Borba Gato, em Sabará, Minas Gerais.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Ozanan de Oliveira, UEMG/ED

Doutor em História na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013); mestre Educação pela Universidade do Vale do Rio Verde- UNINCOR (2005); especialista em Informática aplicada à educação pela Universidade Federal de Lavras , possui graduação em História - Faculdades Integradas Newton Paiva (1994). É Coordenador de Pesquisa na Escola de Design da UEMG. Atualmente professor de História e análise crítica da arte e do design na Escola de design da UEMG. Tem experiência na área do ensino de artes e design, com ênfase em História da Arte e do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design, Belo Horizonte, jóias-amuletos, escravidão, cultura africana, história cultural, cultura material, historia de Minas Gerais e história do design. Lider dos grupos de pesquisa História da Técnica, História do design e Estudos históricos; é pesquisador no grupo de Pesquisa sobre Design de Gemas e Joias e atua no grupo de pesquisa História da Escravidão e das mestiçagens.

 

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Ozanan de Oliveira, L. H. (2017). E ASSIM SE ADORNAVAM OS MORADORES DA COMARCA DO RIO DAS VELHAS: CULTURA MATERIAL NAS MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII. Revista Transverso, (4). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/2490