O ORDÁLIO DE CAN: MESTIÇAGEM, TEORIAS RACIAIS E EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Antonio Carlos Figueiredo Costa UEMG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma breve reflexão sobre as influências das teorias raciais que aportaram ao Brasil entre o último quartel do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com vistas ao entendimento da recepção dessas teorias por parte da intelligentsia brasileira, nos primeiros anos do Regime Republicano. O que está sendo proposto portanto é uma revisão da literatura, cuja relevância justifica-se por tratar de um momento privilegiado para avaliar a entrada do Brasil na Modernidade, pois ao mesmo tempo no qual se constituía uma sociedade de classes, eram ensaiadas algumas reformas educacionais no ensino público onde, a priori, deveriam estar abertas as possibilidades para que os afrodescendentes pudessem ser assimilados à Nação, via aparelho escolar.

 

Palavras-chave: Teorias Raciais. Mestiçagem. República. Educação.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Figueiredo Costa, A. C. (2017). O ORDÁLIO DE CAN: MESTIÇAGEM, TEORIAS RACIAIS E EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL. Revista Transverso, (5). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/2496