Vilém Flusser e a fotografia; Pintura e fenomenologia: aproximações

Autores

  • Alexandre Mauro TOLEDO

Resumo

O presente artigo procura estabelecer um diálogo entre a filosofia
de Vilém Flusser e a abordagem que a fenomenologia faz da pintura, através da
análise de Merleau-Ponty, principalmente quando ele nos fala que a pintura (e
poderíamos dizer também a fotografia) torna visível o que se encontra invisível.
Nosso diálogo se estabelece também com a pesquisadora Eliana Escoubas que nos
traz um excelente quadro sobre a fenomenologia e a filosofia de Merleau-Ponty.

Biografia do Autor

Alexandre Mauro TOLEDO

Alexandre Toledo é ator, diretor teatral, dramaturgo,
jornalista. É mestre em Filosofia
pela UFMG e doutor em Comunicação e
Semiótica pela PUC/São Paulo.

Referências

BAITELLO JR, Norval. Vilém Flusser e a terceira catástrofe do homem

ou as dores do espaço, a fotografia e o vento. Flusser Studies. V. 2, n. 3, p.

-7, nov. 2006. Disponível em:< http://www.flusserstudies.net/archive/

flusser-studies-03-november-2006>

ESCOUBAS, Eliane. Investigações fenomenológicas sobre a pintura. In:

Kriterion – Revista de Filosofia. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de

Filosofia e Ciências Humanas, v. 46, n. 112, p. 163-173, dez. 2005.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia

da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o espírito. IN: OS PENSADORES. 2 ed.

São Paulo: Nova Cultural, 1980, v. 52.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

TOLEDO, A. M. (2019). Vilém Flusser e a fotografia; Pintura e fenomenologia: aproximações. Revista Transverso, (6). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/4013