A Cidade Branca de Tel Aviv: mais do que uma herança da Bauhaus - The White City of Tel Aviv: More than a Bauhaus heritage
Resumo
Em 2003 a UNESCO reconheceu a Cidade Branca de Tel Aviv como Patrimônio Mundial em virtude de que suas cerca de 4000 edificações, realizadas entre 1930 e 1950, representarem uma síntese do Movimento Moderno na arquitetura e no urbanismo. Ainda que essa arquitetura seja atribuída à influência da Bauhaus, não é somente à escola alemã que a Cidade Branca pode ser vinculada, mas às diversas experimentações modernistas que constituem a base do International Style. Mais do que semelhanças estilísticas, os edifícios da Tel Aviv expressam, em sua bem sucedida adaptação às realidades locais, as expectativas de que a arquitetura moderna simbolizasse o movimento sionista e a construção de uma sociedade de base socialista.
Palavras-chave: arquitetuta; Cidade Branca; Tel Aviv; Bauhaus; International Style.
abstract [en]: In 2003 UNESCO recognized the White City of Tel Aviv as a World Heritage Site because its nearly 4000 buildings, built between 1930 and 1950, represent a synthesis of the Modern Movement in architecture and urbanism. Although this architecture is attributed to the influence of the Bauhaus, it is not only the German school that the White City can be linked to, but the various modernist experiments that form the basis of International Style. More than stylistic similarities, Tel Aviv’s buildings express in their successful adaptation to local realities the expectation that modern architecture would symbolize the Zionist movement and the building of a socialist grassroots society. Keywords: architecture; White City; Tel Aviv; Bauhaus; International Style.
Referências
ANDERSON, Darran. How the Bauhaus kept the nazis at bay, until it couldn’t. CityLab Daily, Washington, 11 mar. 2019. Disponível em: https://www.citylab. com/design/2019/03/walter-gropius-bauhaus-art-school-nazi-germany-anniversary/ 583999/ Acesso em 29 set. 2019.
ASHKENAZY, Daniella. Tel Aviv - Bauhaus Capital of the World. Israel
Magazine-on-web. Jerusalem, abr. 1998. Disponível em: https://
web.archive.org/web/20040630053158/http://www.mfa.gov.il/MFA/
Israel+beyond+the+conflict/Tel+Aviv+- Bauhaus+Capital+of+the+World.htm. Acesso em: 9 set. 2019.
BACH, Aya. The ‘Jeckes’ who helped build Israel. Deutsche Welle, Bonn, 29 nov. 2012. Disponível em https://www.dw.com/en/the-jeckes-who-helped-buildisrael/ a-16391519. Acesso em 25 set. 2019.
BARATA, Ana Margarida. Arquitectura e Design: Contributos de William
Morris e Walter Gropious. Via Panorâmica: Revista Electrónica de Estudos Anglo Americanos /AnAnglo-American Studies Journal. N. 1, 2008, p. 40-
Disponível em:
https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/5376. Acesso em 29 set. 2019.
FIEDLER, Janine. Social Utopias of the Twenties: Bauhaus, Kibbutz and the Dream of the New Man. Wuppertal, Germany: Muller and Busmann, 1995. 191p.
GEVA, Anat. Rediscovering sustainable design through preservation:
Bauhaus apartments in Tel Aviv. APT Bulletin: The Journal of Preservation
Technology, v. 39, n. 1, 2008, p.43-49. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/ 25433937. Acesso em 03 set. 2019.
GROSS, Micha (Ed.) Preservation and renewal: Bauhaus and International
Style Buildings in Tel Aviv. Tel Aviv: Bauhaus Center, 2015, 308 p.
INTERNATIONAL COUNCIL ON MONUMENTAL AND SITES – ICOMOS. Tel Aviv
(israel) Nº 1096. In: ___________ Evaluation of cultural properties. Paris:
UNESCO, 2003, p. 56-71.
KASISKE, Andrea. Bauhaus came to life in Tel Aviv. Deutsche Welle, Bonn, 18
jan. 2012. Disponível em: https://www.dw.com/en/bauhaus-came-to-life-in-
-tel-aviv/a-15673120. Acesso em 15 set. 2019.
LEVITT, Avraham. Israeli Art On Its Way to Somewhere Else. Azure, v. 3, winter1998
Jerusalem, p. 1-19, Disponível em: http://azure.org.il/include/print.
php?id=396 Acesso em 11 set 2019.
MEIR, Noah. Germany Donates $2.8 Million For Tel Aviv’s White City
Restorations. Jewish Business News, [S.l.], 19 mai. 2015. Disponível em https://jewishbusinessnews.com/2015/05/19/germany-donates-2-8-million-for-telavivs-white-city-restorations/ Acesso em: 11 set. 2019.
MERIN, Gili. Architecture City Guide: Tel Aviv. Archdaily.com 19/09/2013.
Disponível em https://www.archdaily.com/175525/architecture-city-guide--tel-aviv-2. Acesso em 05 out. 2019.
MUNIPALITY OF TEL AVIV-YAFO. Nomination of the White City of Tel Aviv forthe World Heritage List. Tel Aviv: Municipality of Tel Aviv-Yafo, 2002, 262 p.
SHAVIT, Yaacov. Telling the Story of a Hebrew City. In: AZARYAHU M. e TROEN S. (Eds.). Tel-Aviv, the first century: visions, designs, actualities. Indiana (USA): Indiana University Press, 2012, p. 3-12. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/j.ctt16gzj6q.5. Acesso em 05 out. 2019.
TIETZ, Jürgen. História da arquitetura contemporânea. Königswinter
(Alemanha): Tandem, 2008. 128 p.
UNESCO - WORLD HERITAGE COMMITTE. White City of Tel-Aviv – the Modern Movement Periodic Reporting Cycle 2, Section II, Paris: UNESCO, 2014, 10 p. Disponível em: http://whc.unesco.org/document/164228. Acesso em: 11 set. 2019.
UNESCO – WORLD HERITAGE COMMITTEE. White City of Tel-Aviv – the Modern Movement (Israel) In: Decisions adopted by the 27th session WHC-03/27.COM/24, Paris: UNESCO, 2003, p. 111. Disponível em <http://whc.unesco.org/en/decisions/718>. Acesso em 05 set. 2019.
WARHAFTIG. Myra. They Laid the Foundation: Lives and Works of German-Speaking Jewish Architects in Palestine 1918-1948. 2 nd ed. TubingenErnst Wasmuth, 2007, 416 p.
ZACH, Elizabeth. The influence of Bauhaus on Architecture in early Palestine and Israel. New York Times, 15 mar. 2012 Disponível em: https://www.nytimes. com/2012/03/16/arts/16iht-rartbauhaus16.html. Acesso em 29 set. 2019.
ZANDBERG, Esther. The builders Berlin turned its back on. Haaretz, Tel Aviv, 05 sep. 2002. Disponível em: https://www.haaretz.com/israel-news/culture/1.5139055. Acesso em 15 set. 2019.
ZISLING, Yael. Bauhaus in Tel Aviv. Gems in Israel, Gilboa (Israel), abr. 2001.
Disponível em: https://web.archive.org/web/20090408072544/http://www.
gemsinisrael.com/e_article000020552.htm. Acesso em: 10 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).