A pedagogia da Bauhaus e sua difusão no Brasil - Bauhaus pedagogy and its diffusion in Brazil.
Resumo
Esse artigo pretende apresentar uma pequena trajetória pela metodologia de ensino desenvolvida pela Bauhaus no século XX, principalmente com a criação do Vorkurs e suas transformações, que refletiram o cenário, a gestão e as demandas da época. Além da relevância de sua estrutura curricular, as significativas contribuições da Bauhaus para o design, arquitetura e artes plásticas também incluem a consolidação do “estilo bauhaus”, linguagem que foi disseminada por diversos países. A difusão desses princípios esteve presente no Brasil, nas décadas de 1950, 1960 e 1970 com a inauguração das primeiras instituições de ensino de design, que foram responsáveis por sua implantação como área de atuação profissional em território nacional.
Palavras-chave: Bauhaus. Vorkurs. Design. Ensino. Design no Brasil.
abstract [en]: This article intends to make a short path through the teaching methodology developed by Bauhaus in the twentieth century, especially with the creation of Vorkurs and its transformations, which reflected the scenery, management and demands of the time. In addition to the relevance of its curricular structure, Bauhaus’ significant contributions to design, architecture and visual arts, also include the consolidation of “Bauhaus style”, a language that has been disseminated throughout several countries. The propagation of this principles was present in Brazil in the 1950s, 1960s and 1970s decades with the foundation of the first design education institutions which were responsible for its implementation as an area of professional practice in the national territory.
Key words: Bauhaus. Vorkurs. Design. Teaching. Design in Brazil.
Referências
BASSO, Cláudia Rafaela; STAUDT, Daiana. A Influência da Escola de Ulm e Bauhaus na Estrutura Curricular das Escolas. Revista Conhecimento Online. Nova Hamburgo, v.2, p. 18-31, set. 2010. Disponível em: http://periodicos.feevale. br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/144/165.
Acesso em: 06 ago. 2018.
BAUHAUS-ARCHIV MUSEUM FÜR GESTALTUNG. 1919-1933. Disponível em:https://www.bauhaus.de/en/das_bauhaus/48_1919_1933/. Acesso em: 02 jun. 2018.
BAYER, Herbert; GROPIUS, Walter; GROPIUS, Ise. Bauhaus: 1919-1928. New York:The Museum of Modern Art, 1938, 224 p.
CARA, Milene. Do Desenho Industrial ao Design no Brasil: Uma Bibliografia Crítica para a Disciplina. São Paulo: Blucher, 2010, 97 p.
DICKERMAN, Leah. Bauhaus Fundaments. In: BERGDOLL, Barry; DICKERMAN, Leah. (Orgs.). Bauhaus 1919-1933: Workshops for Modernity. New York: The Museum of Modern Art, 2009, p. 15-29.
DROSTE, Magdalena. Bauhaus: 1919-1933. Köln: Taschen, 2006, 256 p.
FREITAS, Ana Luiza Cerqueira. O curso de desenho industrial da FUMA:
da criação aos primeiros egressos. In: BRAGA, Marcos da Costa; ALMEIDA, Marcelina das Graças de; DIAS, Regina Álvares Correia. (Orgs.) Histórias do Design em Minas Gerais. Belo Horizonte: ED/UEMG, 2017. cap. 1, p. 17-48.
KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996, 221 p.
LEON, Ethel. IAC/MASP, uma escola futurista em São Paulo. Modernidade
Latina: Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano, São
Paulo, p.1-8, 2013. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/
publicacoes/anais/modernidade/pdfs/ETHEL_PORT.pdf. Acesso em: 11 nov. 2018.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: Origens e Instalação. 4.ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007, 134 p.
OZANAN, Luiz Henrique. O curso de design em Minas Gerais: da FUMA à Escola de Design. 2005. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações – Unincor, Betim, 2005.
WOLFE, Tom. From Bauhaus to our House. New York: Picador, 2009, 111 p. 100 YEARS OF BAUHAUS. Max Bill. Disponível em: https://www.bauhaus100. com/the-bauhaus/people/students/max-bill/. Acesso em: 14 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).