A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO FOCADO NO MERCADO EMERGENTE DO CACAU FINO E DO CHOCOLATE BEAN TO BAR NO BAIXO SUL DA BAHIA
Palavras-chave:
Amêndoa de cacau, Pequenos produtores, EmpreendedorismoResumo
Este artigo propõe um plano de negócios para uma fábrica de chocolate artesanal bean to bar na região do baixo sul da Bahia, sendo o estudo realizado tomando como base a cidade de Gandu. A iniciativa busca oferecer produtos de alta qualidade, preservar a Mata Atlântica através do sistema cabruca e das nascentes, além de promover a economia solidária. A metodologia empregada envolve a elaboração detalhada do plano de negócios, considerando aspectos financeiros, operacionais e estratégicos. Destaca-se a análise dos custos de produção, a composição da equipe de trabalho e os investimentos necessários para a implementação do empreendimento. Os resultados projetam uma receita anual significativa, com a expectativa de comercialização de produtos derivados da amêndoa de cacau, focando no chocolate, mas podendo também incorporar o NIBS de cacau e Chácolate. A abordagem bean to bar é explorada como diferencial, oferecendo uma variedade de opções aos consumidores e enfatizando a autenticidade do processo. Considerações finais ressaltam o compromisso com a sustentabilidade, a valorização da mão-de-obra local e a geração de empregos na comunidade. O artigo destaca não apenas a consolidação de marcas como referência em chocolates artesanais, mas também sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da região, alinhando-se às tendências de consumo consciente e produção responsável.
Referências
ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. Estatísticas: dados do mercado de chocolates. 2021. Disponível em: https://proamendoim.com.br/abicab/storage/app/public/editor/165599190662b46e626dfdd.p df . Acesso em: 28 de novembro de 2023
ARAÚJO, L. V; ARAÚJO, A. C; ZUGAIB, A. C. C.; FILHO, A. C. V. Agroindústria de chocolate em unidades de pequeno porte na Bahia. Brazilian Journal of Development, 2018.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2022. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-demografico-2022.html. Acesso em: 22 de novembro de 2023.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Produção Agrícola Municipal: Culturas Temporárias e Permanentes. 2011. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9117-producao-agricola-municipal-culturas-temporarias-e-permanentes.html?=&t=resultados. Acesso em: 22 de novembro de 2023.
KITANI, Yuka et al. Investigation of the effect of processing on the component changes of single origin chocolate during the bean-to-bar process. Journal of Bioscience and Bioengineering, Elsevier, v. 134, ed. 2, p. 138-143, 2022.
MDIC - Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Cacau e Chocolate no Brasil: desafios na produção e comércio global. Brasília, DF. 2018
SEBRAE. Manual de apoio às boas práticas de fabricação. Série Qualidade e Segurança Alimentar. Brasília, 2004.