GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NA COPERCICLA EM ITUIUTABA, MG.

Autores

  • Fabiano Tadeu Sampaio Uemg
  • Carlos Henrique dos Santos Nunes IFMG

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos Recicláveis, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

A prática de utilizar recurso de forma consciente equilibrada caracteriza um ambiente sustentável, visando a preservação do meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras sendo um dos objetivos traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O crescimento populacional em conjunto com fatores como a revolução industrial, o consumismo exacerbado, elucidou nos últimos anos o grave problema na geração de resíduos e sua destinação correta. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2019) indicam que no Brasil a geração destes materiais por dia é de 1.1 KG/habitante. O descarte incorreto desses resíduos gera problemas ambientais gravíssimos como poluição atmosférica, poluição do solo e poluição do lençol freático. Com recursos produtivos escassos e finitos a solução e o aproveitamento da matéria prima por meio da reciclagem, política reversa já implementada em alguns itens como lâmpadas, pilhas e baterias, é um desafio para o meio produtivo que seja implementada em toda a cadeia produtiva. Em 2020 o Brasil Gerou 27 milhos de toneladas de resíduos recicláveis, número embora inexpressivo a quantidade de resíduos que geramos constantemente no dia-a-dia. As cooperativas do setor de reciclagem atuam a fim de contribuir para que estes resíduos tenham destinação correta, diminuindo esse impacto de geração de resíduos e sendo fonte de renda para a comunidade local. A COPERCICLA Ituiutaba possui 40 catadores cooperados que atuam na cidade e produziu no ano de 2021 um total de 897.135,87 Kg, impactando de forma positiva na gestão de resíduos sólidos no município. A produção de reciclável no município apresenta 0,22 porcento do material comparado com o Brasil em 2020. Com uma população de 102.217 pessoas  o município de Ituiutaba MG representa 0,05% porcento da população nacional, evidenciando assim uma porcentagem relativamente significativa na produção de material reciclável.

Referências

ABRELPE - Associação Brasileira De Empresas De Limpeza Pública E Resíduos Especiais. Panorama 2020. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama-2020/. Acessado em 18/04/2021.

ANCAT - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Atlas da reciclagem. Disponível em: http://anuariodareciclagem.eco.br/. Acesso em 18/04/2023.

BAUMAN, Z. Consuming life. Londres: Sage, 2001. Disponível em:http://www.joc.sagepub.com/. Acesso em: 22 fev. 2022

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 ago. 2010. Seção 1, p. 3.

BRASIL. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1971. Seção 1, p. 1.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração - Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações. 10ª ed. São Paulo: GEN Atlas, 2020.

MICHAELIS. Significado de reciclagem. In: Michaelis Dicionário Online de Português. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/reciclagem. Acesso em: 18 abr. 2021.

GRANDISOLI, E.; SOUZA, D.T.P.; JACOBI, P.R.; MONTEIRO, R.A.A. Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros.São Paulo, Editora Na Raiz, 2020.

SEIFFERT, M.E.B. Gestão Ambiental Instrumentos, Esferas de ação e Educação Ambiental. 3. Ed. São Paulo: atlas, 2018.

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Sampaio, F. T., & Nunes, C. H. dos S. (2025). GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NA COPERCICLA EM ITUIUTABA, MG. AMBCIÊNCIAS - Revista Brasileira De Tecnologia, Educação E Ciências Ambientais , 3(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/ambciencias/article/view/8654

Edição

Seção

Artigos